De acordo com o coordenador de acreditação para operadoras de planos de saúde do CBA, José de Lima Valverde Filho, apesar da diferença entre as duas metodologias ambas podem trazer impacto para estimular a prestação de serviços de qualidade para os beneficiários.
E ressalta que este é um processo voluntário, o que aponta para um compromisso da operadora com a os seus serviços prestados. O executivo completa ao dizer que a acreditação foca nos direitos dos beneficiários, adequação dos serviços de saúde, gestão da qualidade, seleção e educação da rede de serviços de saúde, entre outras coisas. Dessa forma, os clientes das operadoras terão mais uma ferramenta para identificar planos de qualidade, baseados em critérios objetivos.
O Programa de Acreditação da ANS foi lançado em novembro de 2011, com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de saúde. A metodologia inclui um sistema de pontuação em quesitos como estrutura e operação, gestão, programa de gerenciamento de doenças e satisfação de beneficiários. Dependendo da nota final, a empresa pode receber o certificado de acreditação entre os níveis de um a três. Já a acreditação do CBA se baseia em três vertentes para a validação de planos de saúde: o manual de padrões, a pesquisa da satisfação dos beneficiários e a análise de indicadores específicos. De acordo com a conformidade em relação a esses padrões, a operadora pode ser acreditada ou não.
A homologação foi lançada no fim de março e algumas operadoras já manifestaram interesse na acreditação do CBA pela metodologia da ANS, de acordo com José Valverde.
Fonte: Saúde Web