Imagine que você conhece uma pessoa legal e pense em iniciar um relacionamento. Com o passar dos dias, descobre que essa pessoa não compartilha dos mesmos valores que os seus e tem objetivos de vida muito diferentes. Enquanto ela quer viajar o mundo, você está em busca de se firmar em um local no qual se sinta bem. Será que esse relacionamento daria certo?
Pode ser que sim. Mas, convenhamos, as probabilidades são mínimas. Em um ambiente corporativo, acontece a mesma coisa (resguardadas as proporções, obviamente). Se a missão, a visão e os valores da empresa não condizem com os seus, essa jornada tende a não ser promissora. Para um relacionamento duradouro e para uma carreira de sucesso, os dois lados têm que estar em sintonia.
Missão, visão e valores são os princípios fundamentais que norteiam uma organização. Tudo aquilo que a empresa é, faz e entrega está, de alguma maneira, relacionado e descrito nesses três pontos principais. É a base da cultura organizacional e o ponto de partida de qualquer ação. Para explicar melhor, vamos detalhar:
A missão é a declaração concisa do propósito fundamental da organização. Sintetiza a razão pela qual a empresa existe e a motivação por trás das entregas para os clientes. Ela vem para responder a questões como “por que a empresa existe?” e “o que a empresa faz”.
Como todo negócio é vivo e mutável, a missão pode (e deve!) ser revisitada com o passar do tempo. Dessa forma, sempre estará adequada ao comportamento do mercado e às necessidades dos clientes. Ela precisa ser clara, simples e sucinta. Deve ser capaz de resumir em poucas palavras o sentido que o negócio tem.
A visão representa aonde a empresa quer chegar. É olhar para o horizonte e imaginar em que ponto o negócio estará em certo período de tempo. Assim como a missão, a visão também deve ser ajustada sempre que necessário: geralmente é substituída por outra quando a empresa atinge uma nova etapa.
A visão ajuda a estabelecer as ações e estratégias diárias. Ela responde a perguntas como “o que a empresa quer se tornar”, “onde queremos chegar”, “em que direção devemos apontar os esforços do nosso time?”, “o que pretendemos construir?” e “para onde os recursos investidos estão levando a empresa?”.
Os valores são o conjunto de crenças e princípios que formam o código de conduta da empresa, o DNA da organização. É aquilo em que a empresa acredita, o que ela defende e valoriza. São os princípios éticos que devem ser respeitados enquanto a empresa busca cumprir sua missão e atingir os objetivos da sua visão.
São os ideais de atitude e comportamento buscados não apenas entre todos os colaboradores, mas também entre fornecedores, parceiros e no relacionamento com os clientes. Devem ser perenes. Por mais que possam ser incluídos novos valores com o passar dos anos, essa mudança precisa ser lenta e orgânica.
Os valores respondem a perguntas como “como trataremos nossos clientes”, “como os colaboradores devem se comportar” e “quais são nossas responsabilidades perante a sociedade”.
Ao olhar para a missão, a visão e os valores de uma empresa é possível enxergar claramente qual é a razão da existência da organização, sob quais premissas está moldada sua cultura organizacional e quais são os objetivos a longo prazo.
Isso permite saber, de antemão, como será trabalhar na empresa (valores), qual o propósito do seu trabalho (missão) e qual é o grande objetivo por trás de todas as ações que irá desempenhar (visão).
Se eles estiverem alinhados com os seus valores pessoais, seus objetivos como profissional e, principalmente, com seu propósito de vida, podemos dizer que há um fit cultural entre você e a empresa.
Na Wareline, acreditamos na importância de construir nossos valores e propósitos com todo nosso time. Afinal, são nossos colaboradores que colocam em prática todos os dias aquilo que acreditamos e valorizamos por meio de atitudes e ações.
Neste ano, fomos além e criamos um manifesto de modo a externalizar e internalizar a sólida cultura organizacional da Wareline. O processo surgiu a partir da leitura das percepções dos próprios Wareliners em nossas pesquisas de clima e cultura.
O manifesto resume nossos valores e propósitos:
Se você se identifica com nossos valores e propósitos, venha ser um Wareliner! Aqui, as palavras são constantemente transformadas em ações.