“Você tem um grande amigo no trabalho?”. Essa é uma das questões principais que o famoso Instituto Gallup, empresa internacional de consultoria e Recursos Humanos, faz para medir engajamento. O resultado é que amizade e satisfação com o ambiente profissional estão intimamente relacionadas.
Em pesquisa recente, de 2022, o percentual de pessoas que consideravam trabalhar em um ótimo ambiente de trabalho foi de 44% entre os que tinham melhores amigos no trabalho. Já entre os que não tinham, foi de 21%, mais da metade.
Isso mostra que ter amigos torna o ambiente de trabalho mais agradável e acolhedor. Mas, o que representa a amizade e como podemos trabalhar para cultivar bons relacionamentos no dia a dia da empresa?
No dia a dia do trabalho, constantemente estamos interagindo socialmente com nossos colegas. E como passamos a maior parte da vida convivendo – diariamente – com as mesmas pessoas, é natural que algumas relações se desdobrem em verdadeiras amizades, o que é muito positivo.
Um amigo no ambiente de trabalho é alguém a quem você pode recorrer em busca de conselhos, com quem você se sente à vontade para discutir suas preocupações, frustrações e inseguranças pessoais.
A amizade no trabalho pode ser benéfica para a saúde mental: ajuda a reduzir o estresse e a sensação de isolamento, proporciona um senso de pertencimento e apoio emocional. Boas relações contribuem para melhorar a comunicação e a colaboração no trabalho.
Quando há um relacionamento de confiança no trabalho, as pessoas tendem a ser mais abertas para discutir e resolver problemas de maneira construtiva. Pessoas que são amigas possuem respeito, consideração e torcem pelo sucesso uns dos outros.
Não há um manual sobre como as pessoas podem se relacionar para gerar conexão com alguém, mas há algumas dicas que ajudam a cultivar amizades genuínas no ambiente profissional. Confira!
A autenticidade é a chave para construir relacionamentos sólidos e verdadeiros. Ao ser você mesmo, acaba permitindo que os outros se conectem de maneira genuína.
Cumprimente seus colegas com um sorriso, pergunte como foi o fim de semana, se interesse por suas vidas além do ambiente de trabalho. As conversas informais podem abrir portas para conversas mais profundas — mesmo em meio ao trabalho remoto.
Descubra interesses ou atividades em comum com seus colegas. Isso pode ser um ótimo ponto de partida para desenvolver amizade no trabalho.
Esteja disposto a ajudar seus colegas sempre que precisarem, seja em um projeto de trabalho ou em situações de suas vidas pessoais. Ouça atentamente quando compartilharem histórias ou preocupações.
Esteja consciente que nem todos no trabalho estarão interessados em desenvolver amizades profundas — e isso é perfeitamente normal. Respeite os limites pessoais dos seus colegas e não force uma amizade. Vale lembrar que é sempre importante manter a ética profissional no ambiente de trabalho. Evite fofocas, comentários inapropriados ou situações que possam comprometer seu desempenho ou o de seus amigos.
Aqui, na Wareline, temos como valores corporativos a proximidade e a confiança. Com isso, construímos um ambiente saudável e propício para criar vínculos e conexões entre nossos colaboradores.
Estabelecemos uma cultura organizacional que valoriza a colaboração e o trabalho em equipe, enfatizamos a importância de apoiar uns aos outros e implementamos ações para que nossos Wareliners compartilhem experiências, como as rodas de conversa e os treinamentos internos.
Acreditamos na importância de reconhecer e celebrar conquistas para fortalecer os laços entre os colegas. E também entendemos que tudo tem que se desenvolver de maneira genuína, natural — nada é forçado. Pelo que ouvimos dos nossos Wareliners, estamos no caminho certo!
Além disso, também temos iniciativas para que amigos venham fazer parte do nosso time — como o programa de indicações de profissionais. Se você quer fazer parte de um ambiente assim, venha ser um Wareliner!