Estamos diante de um mundo de negócios em constante mudança. Nele, as pessoas são cobradas cada vez mais por alto de desempenho, adaptabilidade, habilidades, competências técnicas e comportamentais diversas. Paralelamente, as empresas precisam trabalhar constantemente para evoluir o nível do serviço e entregas, por meio das melhores práticas de negócios. É assim que elas podem permanecerem competitivas no mercado.
Neste cenário, uma coisa é certa: o aprendizado é parte fundamental para que as pessoas evoluam individualmente e mantenham a engrenagem corporativa também em ascensão. O conhecimento pode vir por meio de estudo, experiência, formação, raciocínio ou observação. Não importa a forma, o importante é fomentá-lo.
Valor “Didática”
Na Wareline, o desenvolvimento dos colaboradores é incentivado constantemente, com programas de bolsas, incentivos e aprendizagem entre as equipes. Por isso mesmo a empresa coloca entre seus valores a Didática. É uma forma de destacar a atenção constante aos métodos de transmissão de conhecimento.
Ainda que muito usada dentro do ambiente acadêmico ou escolar, como um aspecto fundamental do desempenho pedagógico no ensino, a didática agrega diferentes vertentes de grande valor para o mundo corporativo. Confira a seguir como a Wareline aborda o conceito:
- Se fazer entender de forma clara e objetiva: quem nunca se deparou com uma situação em que a comunicação entre as partes envolvidas em um projeto não aconteceu como deveria e acabou gerando atrasos, más interpretações e retrabalho? Uma comunicação sem ruídos pode otimizar – e muito – o andamento dos processos.
- Adaptar sua comunicação a diferentes públicos: o ambiente corporativo reúne pessoas com diferentes origens, formações e conhecimento. Se cada um se preocupar em entender o perfil do seu interlocutor e adaptar a maneira de se comunicar com aquela pessoa, as mensagens serão muito mais assertivas.
- Ter um bom relacionamento interpessoal: todo mundo sabe que o ser humano é um ser sociável por natureza. Por outro lado, relacionamentos são complexos, as pessoas agem, pensam e comportam-se de forma diferente. Por isso é importante estabelecer boas conexões entre as pessoas com as quais se convive no trabalho.
- Ser comprometido com a constante disseminação do conhecimento: conhecimento compartilhado é conhecimento que não se perde. De nada adianta aprender algo novo e guardar para si. Compartilhar pode gerar valor para outras pessoas, além de ajudar a comunidade profissional a evoluir cada vez mais.
- Demonstrar segurança para transmitir conhecimento: por maior que seja a sabedoria de alguém, uma parte importante para que o conhecimento seja cascateado de maneira efetiva é saber transmiti-lo com segurança e confiança. Assim, os ouvintes reconhecem como verdade aquilo que ouvem.
- Expor suas ideias e pontos de vista com clareza: seja por escrito ou oralmente, é fundamental organizar as ideias e estruturar os pensamentos a fim de expô-los de forma clara e objetiva. E, consequentemente, atrair o respeito e atenção dos seus interlocutores.
Adotar uma perspectiva didática tem profundas implicações para a configuração e a formação de um ambiente de trabalho, diz muito sobre o capital humano da empresa e a forma como ela valoriza seus colaboradores. Você se identifica com essa abordagem? Venha trabalhar com a gente!