Muito se fala atualmente sobre cultura organizacional, a importância de se ter propósitos alinhados e de haver um fit cultural entre profissional e empregador.
Aqui mesmo no blog da Wareline já falamos o quanto uma cultura organizacional bem estabelecida é preponderante às empresas para guiar os colaboradores a tomar decisões que estejam dentro das expectativas da organização. E é verdade!
Mas esse ainda é um conceito, por muitas vezes, mal compreendido. Há quem confunda cultura organizacional com procedimentos internos, com alguns componentes pontuais e até mesmo com clima organizacional. A ideia deste artigo é, justamente, desmistificar algumas questões.
A cultura organizacional de grandes empresas como Magalu, McDonald’s, Pão de Açúcar, Itaú, Google, Apple, por exemplo, já estão disseminadas. Por isso, a impressão que se tem é que apenas os grandes conglomerados têm uma cultura forte e bem estabelecida.
Mas não é verdade. Todas as empresas podem — e devem! — investir em treinamento de pessoal para criar uma política, reforçar a sensação comum de identidade e obter resultados com isso.
A cultura corporativa sofre influência das pessoas e, por isso, deve estar sempre em constante mudança. Além disso, é possível que ela varie de equipe para equipe, de lugar para lugar. É importante sempre olhar para os diferentes contextos e pessoas.
Um quadro na parede, puffs espalhados pelo chão, cesta de basquete e sala de playstation são elementos que fazem parte do ambiente de trabalho, mas são apenas uma partícula da cultura corporativa. A mesma coisa vale para um escritório com artefatos mais conservadores.
Na verdade, há outros componentes muito mais importantes para os colaboradores se preocuparem na hora de escolher a empresa na qual trabalhar.
Cultura organizacional são as crenças, valores e normas compartilhados em uma empresa. É a forma como a organização conduz seu negócio, como uma espécie de guia de comportamento e mentalidade.
A cultura corporativa é que desenvolve as diretrizes de uma empresa e a conduz para seus objetivos. Ela promove a disseminação dos valores para os colaboradores, para o mercado, para os clientes e também para os futuros candidatos.
A cultura organizacional está presente nos (nas):
O quadro colaborativo, os puffs, a mesa de pebolim, o cantinho do café são os artefatos: uma parte isolada da cultura que pode ser percebida sensorialmente. Mas há outros que também estão nessa lista e não se resumem apenas à aparência do escritório, como a logomarca, a experiência visual e até mesmo as piadas e memes que estão enraizados nas empresas.
As normas são os padrões comportamentais não escritos, como dress code, o uso de celular em reuniões, o se alimentar na mesa de trabalho, etc. Já os valores são mais complexos e dizem respeito à base da empresa, a tudo o que pauta os direcionamentos e o que se espera de quem atua na organização.
Os valores têm que estar acessível a todos, porque são o guia de todas as ações tomadas no negócio.
Como o próprio título diz, são as suposições feitas nas relações de trabalho. É tudo aquilo que a empresa acredita e, portanto, os colaboradores também acreditam. Quando todos creem na mesma crença ou pressuposto, o serviço ou produto é vendido com muito mais propriedade.
Um plano de comunicação deve ser criado com base nos elementos da cultura organizacional. Qual é a linguagem utilizada, como se comunicar com cada público, quais são as cores da empresa, as regras de utilização da marca, tudo isso faz parte da cultura organizacional da empresa.
Como pôde ver, cultura organizacional vai muito além de clima organizacional. Enquanto esse último é a percepção coletiva com relação à empresa, o primeiro envolve todo o conjunto de valores, crenças, objetivos, estratégias e missões do negócio.
Para a Wareline, cultura organizacional é a nossa identidade. Prezamos para que ela traga benefícios tantos para os colaboradores quanto para a empresa. Somente assim será possível trabalhar em sintonia e alinhados em prol de objetivos em comum.
A nossa sólida cultura organizacional está em nossos artefatos, em nossos valores, em nossas crenças, na nossa comunicação e em nossas normas. De maneira transparente, acessível e visando o bem-estar de todos. Se você quiser conhecer a nossa cultura organizacional — e se encantar! — venha ser um Wareliner!