Cultura organizacional: você sabe o que é e como percebê-la?

Cultura organizacional: você sabe o que é e como percebê-la?

Muito se fala atualmente sobre cultura organizacional, a importância de se ter propósitos alinhados e de haver um fit cultural entre profissional e empregador.

 

Aqui mesmo no blog da Wareline já falamos o quanto uma cultura organizacional bem estabelecida é preponderante às empresas para guiar os colaboradores a tomar decisões que estejam dentro das expectativas da organização. E é verdade!

 

Mas esse ainda é um conceito, por muitas vezes, mal compreendido. Há quem confunda cultura organizacional com procedimentos internos, com alguns componentes pontuais e até mesmo com clima organizacional. A ideia deste artigo é, justamente, desmistificar algumas questões.

 

Os 3 mitos sobre a cultura organizacional

 

  1. Só grandes empresas têm cultural organizacional

A cultura organizacional de grandes empresas como Magalu, McDonald’s, Pão de Açúcar, Itaú, Google, Apple, por exemplo, já estão disseminadas. Por isso, a impressão que se tem é que apenas os grandes conglomerados têm uma cultura forte e bem estabelecida.

Mas não é verdade. Todas as empresas podem — e devem! — investir em treinamento de pessoal para criar uma política, reforçar a sensação comum de identidade e obter resultados com isso.

 

  1. A cultura organizacional é estática

A cultura corporativa sofre influência das pessoas e, por isso, deve estar sempre em constante mudança. Além disso, é possível que ela varie de equipe para equipe, de lugar para lugar. É importante sempre olhar para os diferentes contextos e pessoas.

 

  1. Cultura organizacional tem a ver com ambiente

Um quadro na parede, puffs espalhados pelo chão, cesta de basquete e sala de playstation são elementos que fazem parte do ambiente de trabalho, mas são apenas uma partícula da cultura corporativa. A mesma coisa vale para um escritório com artefatos mais conservadores.

Na verdade, há outros componentes muito mais importantes para os colaboradores se preocuparem na hora de escolher a empresa na qual trabalhar.

 

Mas, afinal, o que é cultura organizacional?

 

Cultura organizacional são as crenças, valores e normas compartilhados em uma empresa. É a forma como a organização conduz seu negócio, como uma espécie de guia de comportamento e mentalidade.

 

A cultura corporativa é que desenvolve as diretrizes de uma empresa e a conduz para seus objetivos. Ela promove a disseminação dos valores para os colaboradores, para o mercado, para os clientes e também para os futuros candidatos.

 

A cultura organizacional está presente nos (nas):

 

  • Artefatos

O quadro colaborativo, os puffs, a mesa de pebolim, o cantinho do café são os artefatos: uma parte isolada da cultura que pode ser percebida sensorialmente. Mas há outros que também estão nessa lista e não se resumem apenas à aparência do escritório, como a logomarca, a experiência visual e até mesmo as piadas e memes que estão enraizados nas empresas.

 

  • Normas e valores

As normas são os padrões comportamentais não escritos, como dress code, o uso de celular em reuniões, o se alimentar na mesa de trabalho, etc. Já os valores são mais complexos e dizem respeito à base da empresa, a tudo o que pauta os direcionamentos e o que se espera de quem atua na organização.

Os valores têm que estar acessível a todos, porque são o guia de todas as ações tomadas no negócio.

 

  • Crenças e pressupostos

Como o próprio título diz, são as suposições feitas nas relações de trabalho. É tudo aquilo que a empresa acredita e, portanto, os colaboradores também acreditam. Quando todos creem na mesma crença ou pressuposto, o serviço ou produto é vendido com muito mais propriedade.

 

  • Comunicação

Um plano de comunicação deve ser criado com base nos elementos da cultura organizacional. Qual é a linguagem utilizada, como se comunicar com cada público, quais são as cores da empresa, as regras de utilização da marca, tudo isso faz parte da cultura organizacional da empresa.

 

A cultura organizacional da Wareline

 

Como pôde ver, cultura organizacional vai muito além de clima organizacional. Enquanto esse último é a percepção coletiva com relação à empresa, o primeiro envolve todo o conjunto de valores, crenças, objetivos, estratégias e missões do negócio.

 

Para a Wareline, cultura organizacional é a nossa identidade. Prezamos para que ela traga benefícios tantos para os colaboradores quanto para a empresa. Somente assim será possível trabalhar em sintonia e alinhados em prol de objetivos em comum.

 

A nossa sólida cultura organizacional está em nossos artefatos, em nossos valores, em nossas crenças, na nossa comunicação e em nossas normas. De maneira transparente, acessível e visando o bem-estar de todos. Se você quiser conhecer a nossa cultura organizacional — e se encantar! — venha ser um Wareliner!

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