Em tempos em que a tecnologia tem sido grande aliada ao apresentar sistemas que geram relatórios e subsidiam o processo decisório das instituições de saúde, é necessário saber usá-los de maneira estratégica para que sejam realmente alinhados em prol de uma saúde melhor.
Se por um lado a tecnologia mantém uma estrutura capaz de garantir a obtenção de dados, transformá-los em informação depende diretamente de um trabalho dedicado de gestores hospitalares, profissionais da saúde e equipe técnica.
Por isso, é vital focar não apenas na captação correta dos dados. É preciso ir além e realizar o processamento da informação, provendo inteligência de negócios à estrutura hospitalar. Isso tudo é possível com soluções que contam com Business Intelligence (BI), as quais permitem a análise de dados na saúde a partir de variadas perspectivas e o melhor entendimento sobre o negócio por parte dos colaboradores de diferentes áreas do hospital.
O BI na saúde consolida as informações e permite novas visões dos negócios, sendo indispensável para auxiliar gestores a visualizar cenários complexos e otimizar a gestão. Mais especificamente na saúde, permite a unificação de dados disponíveis em prontuários eletrônicos, equipamentos, médicos e sistemas hospitalares.
Contando com um sistema de gestão hospitalar com um módulo BI, é possível retirar dados na saúde e indicadores do sistema. Isso garante aos gestores insights mais estratégicos para o hospital, resultando em uma gestão mais eficaz.
Há pelo menos 7 vantagens que um hospital terá ao contratar um sistema de gestão hospitalar com solução em BI e podemos citar os 7 principais indicadores que todo gestor deve acompanhar.
A Santa Casa de Valinhos é um exemplo de hospital que mantém sua qualidade com um sistema de gestão hospitalar. Com média de 650 internações/mês, 7 mil atendimentos no pronto-socorro, 4,5 mil cirurgias por ano e foco em sempre se manter referência no segmento hospitalar, a instituição buscou uma solução tecnológica em Business Intelligence.
A inovação escolhida foi o Conecte/w, solução desenvolvida pela Wareline que apresenta análise de dados totalmente integrada ao sistema de gestão hospitalar.
Os indicadores usados hoje pela Santa Casa de Valinhos são a taxa de utilização por unidade e por categorias de convênios, o perfil epidemiológico dos atendimentos e o tempo de fechamento versus faturamento de contas.
O gerente de assistência da Santa Casa de Valinhos, Elias de Souza Maciel, conta aqui quais foram os benefícios à instituição depois que foi possível mensurar a quantidade de pacientes internados, o dimensionamento dos leitos disponíveis e o tempo de permanência dos pacientes no hospital.
Com o sistema de gestão hospitalar da Wareline é possível armazenar todas as informações da instituição. Além de criar uma base qualitativa e quantitativa, possibilitando o cruzamento de informações e situações que irão auxiliar em tomadas de decisões assertivas e precisas. Se você busca manter a qualidade e referência da instituição de saúde que gerencia, conte com o nosso módulo BI. Venha falar conosco!