O ano do futuro finalmente chegou. E por mais que aquele mundo distópico que rondava as imaginações ainda não seja perceptível, 2020 vem cercado de revoluções digitais e tecnológicas.
Podemos até não presenciar carros voadores e máquinas andando pelas ruas e ainda não temos robôs falantes em nossas residências, mas a robótica já dominou muitos setores da economia.
Diariamente somos beneficiados com os avanços da tecnologia – muitas vezes sem nos darmos conta. E para 2020 os prognósticos são muito positivos. Na área da saúde, haverá novas maneiras de fornecer assistência médica com a automação dos procedimentos médicos.
Tecnologias como a Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data, que já vêm impactando a aplicação da Medicina, avançarão a passos cada vez mais largos. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a telemedicina e a maturidade de gestão devem ser desenvolvidas e aprimoradas pelas organizações de saúde ainda em 2020. E, claro, quem não acompanhar essas inovações acabará por amargar o retrocesso.
Vamos ver quais serão as principais tendências para a saúde em 2020 com o uso da tecnologia? Acompanhe e fique por dentro das mudanças para o setor!
Digitalização dos processos
Considerada uma das maiores tendências em tecnologia no setor de saúde no Brasil para 2020, a digitalização dos processos vem sendo incorporada ao longo dos anos. A radiologia, por exemplo, que já está digitalizada há bastante tempo, serve de modelo para outras especialidades da Medicina, sempre com intuito de facilitar o gerenciamento das instituições, reduzir custos ao hospital e ainda conferir agilidade no atendimento. Estarão em alta o prontuário eletrônico, os sistemas de gestão médica, a prescrição eletrônica, softwares para farmácia e estoque, entre outros.
Data Analytics
Dados obtidos por meio de prontuários eletrônicos, cartões SUS ou planos de saúde, por campanhas de vacinação ou fornecidos pelas instituições ao Ministério da Saúde ou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já são objetos de análise no Brasil.
Com o avanço tecnológico, no entanto, esses e outros dados estruturados podem servir para a análise preditiva de doenças, scores de riscos, pré-diagnósticos e probabilidade de sintomas. Além disso, nortearão o planejamento de estratégias e a tomada de decisões.
Isso é possível por meio do Business Intelligence (BI), uma ferramenta de auxílio à gestão que reúne dados da saúde e passa a interpretá-los. Os dados agrupados no software da Wareline tornam possível um cadastro unificado de pacientes, a análise da evolução das doenças, a redução de custos, a implantação de práticas mais eficientes, entre outras vantagens.
Unificação de dados
Como podem ver, o BI da Wareline também acompanha outra tendência em tecnologia para 2020: a unificação de dados. Afinal, para que haja otimização dos procedimentos e segurança aos pacientes, é imprescindível que dados de exames e histórico de pacientes estejam disponibilizados em uma mesma plataforma.
Vale lembrar que tanto privacidade quanto sigilo de determinadas informações são mantidas;para cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – e por conta da ética, claro.
Inteligência Artificial
Mesmo que timidamente, soluções de Inteligência Artificial já existem. Para 2020, no entanto, a tendência é que sejam ampliadas para auxiliar no diagnóstico;de doenças e também na gestão com a identificação de padrões.
Para se ter uma ideia, sistemas inteligentes podem fazer a coleta de dados em exames de;maneira até 150 mais rápida que o ser humano, o que possibilita economia no setor de saúde. E a boa notícia é que a Wareline está trabalhando em uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial. Em breve faremos a divulgação dessa grande novidade!
Big Data – Internet das Coisas
O uso crescente da internet e da internet das coisas resultou em um número muito alto de dados. Para lidar com essa infinidade de informações é preciso contar com;tecnologias que os tornem úteis aos profissionais da saúde, gestores e pacientes.
Assim criou-se o conceito de Big Data. A tecnologia gera valor para o negócio ao coletar, manipular, analisar e exibir um grande volume;dados, permitindo que sejam obtidas informações que levem à tomada de decisões.
O Módulo Monitoramento Clínico e o App de Enfermagem da Wareline são soluções que, com uso da Internet das Coisas, possibilitaram ao corpo clínico ter acesso a dados dos pacientes em tempo real diretamente à beira-leito.
Como podem ver, a transformação digital está impactando a saúde com o uso de aplicativos, softwares;e hardwares para facilitar o dia a dia dos profissionais do setor, dos gestores e dos pacientes.
As tendências apresentadas para 2020 estão no radar da Wareline, que tem;trabalhado de maneira árdua na dedicação e busca contínua pela inovação. Podem esperar novas ferramentas e funcionalidades para 2020! Queremos que sigam conosco nesse ano do futuro!