SAE: mais segurança à enfermagem e ao paciente

2018-10-18T11:45:43-03:00 18/10/2018|

Sistematizar. Segundo o dicionário, significa “organizar em um sistema”. É justamente isso a que se propõe a SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem. Organizar o trabalho e práticas profissionais da enfermagem quanto ao método, pessoal e instrumentos, operacionalizando o processo e tornando o exercício profissional mais seguro. Marcelo Chanes, doutor em Enfermagem pela USP e especialista na área de Educação e Gestão, reconhece a SAE como o método que pode salvaguardar a identidade da profissão. “Por meio de indicadores concretos, ela permite comprovar a eficácia do verdadeiro papel de profissional capacitado para o cuidar”, explica.

 
 

Embora entre os próprios profissionais de enfermagem exista receio quanto ao processo, por vezes confundido como uma ação puramente burocrática, a sistematização é uma segurança na assistência. Entender o significado da sistematização é crucial para esta ciência do cuidar. A medida que o Processo de Enfermagem (PE) é a aplicação do conhecimento no cuidar, a SAE é a gestão desse cuidado e estabelece-se como atividade determinante para a tomada de decisão diante de cada atendimento.

 
 

“O profissional que consegue ver além da patologia e da técnica consegue olhar o paciente por inteiro, perceber suas necessidades, comportamentos, reações e respostas, e diante disso elaborar a SAE como razão de seu papel como profissional do cuidado”. Marcelo Chanes

 
 

Que tal entender melhor a SAE e como ela pode contribuir para a performance profissional?

Elaboramos um guia para deixar esse assunto mais fácil para você.