Você está atualizado?

2014-08-08T00:00:00-03:00 08/08/2014|
Acabou a época em que a falta de tempo, preços caros e horários incompatíveis eram nossas desculpas para não fazermos cursos de atualização e ficarmos parados, tranquilamente, em nossa “zona de conforto”.
Com o crescimento da EAD (Educação a Distância) foram abertas inúmeras novas oportunidades para ficarmos sempre atualizados. A grande maioria das instituições mais renomadas do mundo já possui cursos online.
Universidades como Harvard, MIT, Stanford entre outras oferecem excelentes cursos a distância e, o melhor, sem custo algum e com certificado oficial. Como exemplo, coloco o curso do qual participei em 2013, oferecido pela Stanford University, voltado para interessados em conhecer técnicas de empreendedorismo digital utilizadas no Vale do Silício. O curso foi idealizado e conduzido pelo excelente professor Chuck Eesley (Department of Management Science and Engineering), que gravava todas as aulas em vídeos recheados de infográficos para facilitar o entendimento dos alunos.
Se alguém tivesse alguma dúvida, bastava publicá-la no ambiente de EAD da universidade e a própria comunidade de alunos o ajudava com sua dificuldade. Aliás, eles também davam nota para seu nível de participação. Se achar que basta se inscrever, assistir alguns vídeos e falar um “oi” geral para a galera da classe, rapidamente será banido do curso. Há trabalhos em grupo que exigem interação entre os alunos e acompanhamento do professor, pronto para intervir quando necessário. Os encontros online da turma eram sempre muito enriquecedores, já que participaram pessoas de diversas nacionalidades e culturas totalmente diferentes.
Logo no início do curso, os alunos foram divididos em grupos, de acordo com os temas disponíveis para o trabalho final. Todos eles eram voltados para criação de startups e a ideia era tratá-las como empresas reais que não ficariam apenas no papel.
Sei que você deve estar pensando que mesmo com os cursos a distância ainda é preciso tempo para estudar, fazer trabalhos e que as dificuldades colocadas no início deste artigo continuam. Sim, é verdade. Você sempre precisará se dedicar ao curso e na EAD essa dedicação é a mesma ou até maior do que cursos presenciais, pois estamos sozinhos e precisamos de mais organização para não ficarmos atrasados e fora do ritmo da classe. A grande diferença é que agora você é o “senhor do seu tempo” e pode estudar onde estiver e no horário que puder. Só é preciso persistência.
Luis Fernando Carvalho e Silva
Jornalista e diretor executivo da The Digital Co, empresa especializada em desenvolvimento de aplicações tecnológicas para diversas plataformas.
Texto publicado originalmente na revista Wareline Conecta – Edição 6 – Março/2014