TISS 3.0 é adiada para agosto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, mais uma vez, o adiamento da adoção do padrão TISS 3.0 (Troca de informações em Saúde Suplementar) para 31 de agosto de 2014. Já estão disponíveis os componentes da versão 3.02.00 em substituição a 3.01.00. 

A decisão foi tomada depois que entidades e cooperativas pediram mais tempo ao órgão, pois elas não conseguiriam atender o prazo devido ao pouco tempo para avaliar o impacto deste cenário e implantar a versão corretiva, que nem sequer havia sido liberada. Ao final, ficou definida a prorrogação da obrigatoriedade de implantação por mais três meses.

Sobre a TISS 3.0

O padrão TISS proporciona a interoperabilidade entre os diversos softwares hospitalares. Ele foi regulamentado pela Resolução Normativa 305 e pela Instrução Normativa 51 da ANS, e vem acompanhado da Terminologia Unificada para a Saúde Suplementar (TUSS) que, nessa nova versão complementará o processo de faturamento.

Entre os avanços da TISS está o fato de que todo o processo de cobrança, demonstrativos de pagamentos e o que se refere a glosas passam a ser incluídos na troca de mensagens o que permitirá a ANS a acompanhar o relacionamento entre prestadores e operadoras.

2014-05-29T00:00:00-03:00