Superação é o tema do 25ª Congresso Fehosp

Com o tema “Em Tempos de Superação”, o 25º Congresso Fehosp irá acontecer de 3 a 6 de maio. O tema foi inspirado pelos Jogos Olímpicos no Brasil, uma vez que as histórias de superação encontradas nas olimpíadas carregam mensagens como as de superação vividas diariamente nos hospitais.

Para falar sobre o Congresso e a situação da saúde no país, entrevistamos José Américo Borges, Assessor de Qualidade e Relações Institucionais na Fehosp.

Wareline: Como avalia a saúde brasileira atualmente?

José Américo Borges: Vivemos uma crise sem precedentes. Não só no nosso setor, que dramaticamente luta para sobreviver, já que trabalha para o SUS com remuneração abaixo do mínimo necessário, mas o sistema de saúde pública como um todo. As imagens que esporadicamente vemos em reportagens na televisão são apenas uma pequena mostra do que acontece em todos os hospitais que trabalham para o SUS, com honrosas exceções. A crise econômica do país só acentuará esse quadro já que os cortes no orçamento da União tem sido severos e constantes.

W: Qual a importância do congresso nesse contexto?
JAB: Fazer com que nossas lideranças se articulem interna e externamente na busca de soluções. Maior integração com suas comunidades, maior esforço na redução de custos, revisão dos processos operacionais buscando maior qualidade, busca de novas soluções pela inovação, são temas que trabalharemos no congresso com palestrantes renomados e apresentação de cases de sucesso.

W: Pensando em gestão das Santas Casas e Filantrópicos, qual a importância da governança corporativa para a gestão de processos, equipes e sustentabilidade da instituição?
JAB: O aprendizado é constante em um mundo que se transforma rapidamente. Nesse contexto, a governança corporativa, gestão de processos, equipes qualificadas e motivadas, são ingredientes necessários dentro de um modelo moderno e ajustado a esses novos tempos para fazer frente aos desafios que estão aí e que surgirão inevitavelmente.

W: Na sua percepção, como a TI pode ser uma aliada no incentivo de práticas clínicas mais efetivas?
JAB: é uma das ferramentas mais incisivas para se promover o aprimoramento das práticas clínicas e administrativas. Têm que ser considerada pelos nossos gestores como algo fundamental nesses tempos com códigos digitais e ambientes virtuais.

W: Como a tecnologia é determinante para as instituições que querem ultrapassar o momento de crise?
JAB: A crise traz obstáculos de natureza diversa. Em todos eles o binômio capacitação conjugada a métodos de trabalho é essencial para a superação. Dominar a tecnologia e capacitar os colaboradores para que dela se apropriem será o desafio não só para superar a crise atual como para blindar as instituições contra as novas crises que poderão surgir.

A Wareline irá participar da Fehosp apresentando a Conecte/w Indicadores, uma
solução de B.I. e análise de dados totalmente integrada ao seu sistema de gestão hospitalar. Entre suas funcionalidades está a realização de análises amplas da instituição, servindo como um guia para as decisões do administrador hospitalar.

Também terão destaque novas soluções do sistema que representam otimização de processos e melhorias na gestão dos recursos, imprescindíveis para as instituições do setor, como o Módulo Guias,Módulo de Lavanderia, Módulo Estoque Web e Conecte/wCaptação.

2016-04-28T00:00:00-03:00