Softwares hospitalares ‘transformam’ o cuidado, diz agência americana

2013-07-18T00:00:00-03:00 18/07/2013|
Os serviços de saúde estão cada vez mais usando os sistemas de gestão hospitalar, tanto para gerenciar o cuidado de seus pacientes quanto para fornecer mais informações a eles, de acordo com novos dados divulgados pelo “Centers for Medicare & Medicaid Services”, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Cerca de 80% dos hospitais e mais da metade dos profissionais adotaram os softwares hospitalares e receberam pagamentos de incentivo em razão do “meaningful use”, uma política do governo que incentiva o uso desses sistemas, de acordo com a agência.

Pelo uso significativo dos softwares hospitalares, os médicos e outros profissionais da saúde têm demonstrado maior eficiência, salvaguardando a privacidade e melhorando o atendimento aos milhões de pacientes em todo o país, mostram os dados.

“Os sistemas de gestão hospitalar estão transformando as relações entre pacientes e profissionais de saúde”, disse a administradora do “Centers for Medicare & Medicaid Services”, Marilyn Tavenner, em comunicado à imprensa. “Eles melhoram a coordenação dos cuidados, reduzem a duplicação de exames e procedimentos, ajudam os pacientes a terem mais controle de sua saúde e resultam em melhores resultados de saúde em geral”.
De acordo com a agência, desde que os programas de incentivo ao uso dos softwares hospitalares começaram em 2011:

•Mais de 190 milhões de prescrições eletrônicas foram enviadas por médicos, assistentes de médicos e de outros profissionais de saúde.

• 4,6 milhões de cópias eletrônicas de informações de saúde foram enviadas para pacientes.

•Mais de 13 milhões de lembretes sobre consultas, exames necessários, ou check-ups foram enviados para pacientes.

•Serviços de saúde verificaram interação de drogas e medicamentos para garantir a segurança do paciente mais de 40 milhões de vezes.

•Mais de 4,3 milhões de resumos de cuidados com pacientes foram trocados entre serviços de saúde quando os pacientes circulam entre setores das instituições, resultando em melhores resultados.

“Mais pacientes do que nunca estão vendo os benefícios de os hospitais utilizarem softwares hospitalares para ajudar numa melhor coordenação e gestão dos cuidados”, disse o Coordenador Nacional de Tecnologia da Informação em Saúde, Farzad Mostashari , em um comunicado. “Esses dados mostram que os profissionais de saúde não só estão adotando os sistemas rapidamente, como também estão usando-os para melhorar o atendimento”.

Tradução do texto EHRs transforming care, says Tavenner, originalmente publicado no site HealthCare IT News, em 17 de julho de 2013