SISRCA facilita processo de captação e faturamento

2013-07-23T00:00:00-03:00 23/07/2013|

Diversos instrumentos são criados para descomplicar os processos relacionados à gestão das instituições de saúde e os softwares hospitalares tem um papel importante neste sentido. Uma nova solução criada pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, tem o objetivo de facilitar às instituições de saúde informarem aos gestores estaduais e municipais sobre suas produções ambulatoriais e/ ou hospitalares.
 O SISRCA (Sistema de Regulação, Controle e Avaliação) é uma ferramenta que tem o objetivo de integrar e unificar os sistemas já existentes dentro do departamento de regulação, controle e avaliação. A principal integração ocorre entre os sistemas de informações SIA, SIHD, BPA, APAC e CIHA, agilizando os processos para o usuário do sistema.

A grande vantagem para as instituições de saúde é que ao invés de trabalharem com quatro sistemas separadamente, operarão apenas um para processar todas as informações. Por exemplo, o módulo “Captação” vai substituir quatro sistemas que operam hoje e o “Processamento” substituirá três. Deste modo, as etapas que envolvem a captação e faturamento podem ser realizadas de maneira bem mais simples.
Essa ferramenta é destinada aos serviços de saúde que realizam produção ambulatorial e/ou hospitalar para pacientes do SUS (Sistema único de Saúde), de convênios e também particulares.  Por este motivo, o SISRCA deve ser instalado nestes estabelecimentos ou nas áreas responsáveis por informar as produções.
Com o objetivo de facilitar o trabalho das instituições de saúde, a Wareline já modificou os módulos de APAC e BPA. Na rotina de transferência do BPA, o arquivo “texto gerado” serve tanto para ser importado no BPAMAG quanto no SISRCA.  Já o módulo APAC, ao gerar o arquivo, emitirá um aviso perguntando se o usuário deseja gerar o arquivo no layout antigo para importação no APAC/SUS ou gerar o layout novo para importação no SISRCA.