Santa Casa de Osvaldo Cruz passa a utilizar o Warecloud

2014-05-16T00:00:00-03:00 16/05/2014|
As instituições de saúde têm a grande responsabilidade de armazenar dados médicos confidenciais de todos os pacientes que passam por suas dependências. Gerenciar essa quantidade enorme de arquivos é um desafio, pois a segurança para que eles não sejam deletados ou perdidos requer investimento, dedicação e tempo para a realização de backups e outros procedimentos. Com o objetivo de facilitar esse processo, a Santa Casa de Osvaldo Cruz, localizada no município de mesmo nome em São Paulo, passou a utilizar o Warecloud, serviço da Wareline que faz o gerenciamento de arquivos em nuvem.
A ferramenta garante o armazenamento de uma cópia de segurança dos dados da instituição em um ambiente protegido e controlado na nuvem. Nele podem ser guardadas todas as informações cadastrais e transacionais da organização hospitalar e, em caso de necessidade, serem recuperadas integralmente pela equipe de TI. De modo geral, quando os originais são violados ou corrompidos é preciso recuperar os arquivos. Fatores externos como variação da energia elétrica ou instabilidade da conexão com a internet podem comprometer a integridade das cópias de segurança. Nesses casos, o sistema valida os arquivos e notifica os envolvidos por e-mail sobre a necessidade de realizarem alguma ação para reparar a falha, caso haja necessidade.
A Santa Casa de Osvaldo Cruz utiliza a solução desde setembro de 2013.  “Um dos maiores motivos pelos quais escolhemos o Warecloud foi pela segurança dos dados da instituição, pois hoje temos um banco de dados com quase 100 mil cadastros e registros e é de grande importância mantê-los protegidos”, explica o técnico em informática da instituição, Helton de Souza.
A aquisição da ferramenta pela instituição foi feita após um período de experimentação. Após verem como ela funcionava a opção foi contratar o serviço. O processo de implantação foi realizado em um período médio de 30 minutos e o treinamento teve aproximadamente a mesma duração. Como a ferramenta realiza diversas funções automaticamente, como os backups diários, sua utilização é muito simples.
Ainda de acordo com o técnico, os principais benefícios oferecidos pelo Warecloud são a agilidade das ações e a segurança dos dados. Antes, o backup era feito diariamente, com a diferença de que eles permaneciam no hospital, correndo o risco de serem perdidos, caso algum problema acontecesse no servidor que armazenava os dados.
“A ferramenta é fundamental para o hospital trabalhar de forma segura e automática. O que precisamos fazer é só ver o e-mail que recebemos diariamente informando se o backup foi realizado com sucesso”, finaliza Helton.