Santa Casa de Assis usa ferramenta para controlar leitos

2014-07-29T00:00:00-03:00 29/07/2014|

Fundada no início do século passado, em 1919, a Santa Casa de Assis não ficou parada no tempo. Em seus mais de 90 anos de história passou por diversas transformações, ampliando os serviços e a capacidade de atendimento. A entidade, que atende aos pacientes do município de Assis e região, conta com instalações amplas e confortáveis para garantir o melhor acolhimento.

Além disso, a instituição possui profissionais altamente capacitados em diversas especialidades médicas como cardiologia, geriatria, dermatologia, oftalmologia, pediatria, neurologia, entre muitas outras. Para agilizar os diagnósticos, também tem uma ampla gama de exames que podem ser realizados no local, como raio-X, tomografia computadorizada, ultrassonografia, eletrocardiograma e etc.

Ao longo de todos os seus anos de funcionamento, a Santa Casa vem buscando o aperfeiçoamento dos recursos humanos e tecnológicos para garantir a constante melhoria dos processos.

Problema

Após pacientes sinalizarem que não havia vagas disponíveis no momento da consulta, a Secretaria de Saúde Municipal determinou que a Santa Casa apresentasse a quantidade real e atualizada de leitos disponíveis da instituição. Isso acontecia por meio de placas, que eram trocadas manualmente 3 vezes por dia.

“Com esse esquema atendíamos a exigência da Secretaria, mas o local onde os números ficavam era alto e apenas a equipe de manutenção podia alterar. Além disso, os números não eram precisos, pois a atualização acontecia apenas três vezes ao dia, com isso o painel ficava totalmente desatualizado”, explica o supervisor de TI da instituição, Wagner Lopes.

Diante disso, foi preciso buscar alternativas que facilitassem esse processo, além de assegurar uma maior exatidão para as informações.

Solução

A Santa Casa já utilizava o PostgreSQL, sistema de banco de dados muito eficiente (o mesmo utilizado pela Caixa Econômica Federal e SISREG do Datasus), e solicitou para a Wareline que estas informações de leitos disponíveis fosse extraída de forma on-line, uma vez que elas são alimentadas diretamente no seu sistema.

Wareline, com intuito de resolver essa questão, desenvolveu uma ferramenta que atualiza as informações relativas aos leitos disponíveis automaticamente. O sistema de gestão hospitalar, por meio do módulo “Atendimento”, controla a quantidade de leitos. Portanto, o desafio foi criar uma solução que permitisse a exibição dessa informação em monitores.

Após o desenvolvimento da ferramenta, que está sendo utilizada pela instituição desde maio, os números passaram a ser mostrados em painéis eletrônicos na maternidade e na recepção. Como todo o processo acontece de maneira automática, os dados são atualizados para os pacientes a cada 30 segundos, assegurando sua veracidade. Além disso, os dados mostrados são separados por setores, indicando quantos leitos vagos há em cada um deles.

“A Wareline nos atendeu muito bem e colaborou muito para a otimização desse processo dentro da instituição. Estamos usando a ferramenta e muito satisfeitos com ela”, finaliza Lopes.

Além disso, está sendo criado um projeto, juntamente com a Wareline, para disponibilizar estas informações diretamente no site da instituição, o www.santacasadeassis.org.br.