SAC Web: informações precisas para apoio às decisões gerenciais

O SAC nas instituições de saúde é um setor que tem se tornado cada vez mais importante no Brasil. Os clientes dos serviços de saúde estão cada vez mais exigentes e conhecedores dos seus direitos e, por isso, os hospitais e clínicas têm que se antecipar e procurar entender suas necessidades antes que os clientes saiam insatisfeitos e reclamem para outros, ou recorram à justiça.

Assim, é importante que hospitais e clínicas contem com boas ferramentas para reunir as informações do SAC, sintetizar os dados e ajudar na tomada de decisões, pois nesses tipos de empresas, o relacionamento humano é complexo: envolve pacientes, médicos, enfermeiros, funcionários e colaboradores de vários níveis, e os conflitos podem ser inúmeros!

Para auxiliar as instituições de saúde a minimizarem esses conflitos, a Wareline possui o módulo SAC, que permite flexibilidade na montagem dos questionários e na extração das informações para apoio às decisões gerenciais.

Funcionamento

Assim que o atendimento ou visita do cliente é concluída, o sistema dispara um e-mail para ele com um link para responder as perguntas do SAC, que após respondidas, serão salvas e gravadas diretamente no banco de dados do hospital, já ficando disponível para tabulação dos dados.

Benefícios

Alguns dos principais benefícios de usar o SAC na Web é que não é mais necessário usar impressos para os questionários, não há consumo de papel e o hospital não precisa dispor de um funcionário para digitar as respostas no sistema.

Pesquisas e Questionários

No SAC Web, o hospital pode criar vários tipos de pesquisa e questões a serem respondidas pelos clientes, tais como: pesquisa de qualidade nos atendimentos de internação, de satisfação dos acompanhantes de pacientes, pesquisa aos usuários de serviços de SADT, etc.

Para cada pergunta, o hospital define a ordem em que ela vai aparecer no questionário, o tipo do campo para resposta (numérico inteiro, decimal, alfanumérico, sim ou não), o tamanho do campo de resposta e a mensagem de ajuda/legenda da questão. Há configurações também para definir quais as informações do cliente serão de preenchimento obrigatório ou não em cada tipo de pesquisa.

Exemplo prático

A informatização do SAC pelo nosso sistema dá acesso a ferramentas flexíveis para que cada entidade personalize as suas pesquisas de atendimento aos pacientes e clientes. Vamos imaginar que o hospital vai fazer uma pesquisa de satisfação sobre as internações que ali são realizadas.

Podem ser criados grupos de questões relativas ao atendimento do médico, outras sobre o atendimento da enfermagem e algumas referentes às condições de hotelaria. E dentro do grupo de questões referentes à hotelaria, podem ser criadas questões livremente, por exemplo, “A acomodação estava limpa? A mobília é nova? Dê uma nota de 0 a 5 para as refeições”, e assim por diante.

Quer minimizar conflitos e garantir flexibilidade na extração de informações do seu SAC? Conte com a Wareline!

2016-10-27T00:00:00-02:00