RDC n°63: entenda a resolução que determina a obrigatoriedade da Engenharia Clínica

Em dezembro de 2011, foi publicada pela Anvisa a RDC no 63 que determina os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços de saúde. A resolução estabelece como obrigatória a implantação de programas de gerenciamento de tecnologia de saúde em instituições do setor, impulsionando o segmento de Engenharia Clínica. A medida tem como objetivo destacar os processos que podem afetar a qualidade do serviço prestado, chamando a atenção para o cuidado necessário na rotina hospitalar.

 

Com a instalação da RDC no 63, será primordial que todas as instituições de saúde invistam em Engenharia Clínica, na medida em que ela fornece subsídios para a compra de equipamentos médicos, avaliação de problemas técnicos, economia e rapidez em reparo de aparelhos, entre outros.

 

Para a Wareline, a resolução é importante, pois demonstra que o Brasil está investindo na qualidade dos seus serviços em saúde. “A Engenharia Clínica é essencial, na medida em que possibilita garantir mais segurança aos pacientes, pela gestão de recursos tecnológicos e utilização adequada de aparelhos em ambientes de saúde”, reforça Paulo Porto, diretor Comercial da empresa. Segundo Porto, a Wareline já oferece uma solução de Engenharia Clínica totalmente Web. Com integração ao ERP do hospital, a ferramenta auxilia essas instituições no processo de acreditação, além de diminuir os custos de operação interna de manutenção e controle patrimonial de equipamentos.

2017-10-06T13:56:36+00:00