Por que investir em gestão hospitalar?

Reduzir os custos e otimizar os processos por meio de tecnologia têm sido um dos principais desafios das instituições de saúde do país. O problema é que muitas vezes, em época de recessão, são justamente os investimentos em tecnologia os primeiros a serem cortados. E aí está o erro, já que um software de gestão hospitalar pode trazer inúmeros benefícios no médio prazo, como atendimentos mais rápidos, queda no número de erros, diagnósticos mais assertivos, redução de custos e, claro, aumento de faturamento.

 

 

Benefícios financeiros

Plataformas específicas para o controle financeiro permitem a organização do fluxo de caixa e um controle rígido de todos os gastos do hospital. Dessa forma, torna-se possível identificar e eliminar despesas desnecessárias, realocar recursos para atividades mais produtivas e aumentar os lucros da instituição de saúde.

Com o controle de faturamento e os fluxos de pagamentos mais fortes, poderá ser observada uma redução das taxas de inadimplência e perda de receita por erros contábeis.

Simultaneamente, o uso desse tipo de software possibilitará a diminuição da ociosidade das salas, o que resultará em uma maior rotatividade no atendimento aos pacientes. A consequência disso é o aumento da vantagem competitiva do hospital.

Além disso, alguns comportamentos comuns na área da saúde e prejudiciais à gestão financeira hospitalar devem ser abolidos. Conheça 10 hábitos.

 

Benefícios estratégicos

Os softwares de gestão, por meio de um sistema de Business Intelligence (BI), integram pessoas, departamentos e informações. Isso significa que eles otimizam os processos das instituições, minimizam erros e facilitam o acesso aos dados necessários para a tomada de decisão.

Com eles é possível realizar análises amplas da instituição, servindo como um guia para as decisões do administrador hospitalar, pois com os indicadores obtidos pelo cruzamento de informações é possível identificar os riscos que podem comprometer a gestão e, com isso, criar soluções para corrigi-los.

 

 

 

Benefícios operacionais

A agilidade é um dos pontos principais não só na implementação de um software de gestão hospitalar, mas também na sua utilização. Informações e respostas necessárias para a tomada de decisão são acessadas pelos usuários com facilidade e rapidez, otimizando o tempo de atendimento e proporcionando mais satisfação ao paciente. Com ele, muitos processos que antes eram complicados são realizados automaticamente ou em poucos cliques.

E a dinâmica é simples, já que ao implementar, por exemplo, um sistema de marcação de consultas online, as filas diminuirão e a qualidade no atendimento presencial ficará melhor. Além disso, o fluxo burocrático durante o processo de atendimento tenderá a cair, o que representa um menor tempo de permanência no hospital.

 

 

Benefícios clínicos

Em todas as áreas, desde a administrativa até a assistencial ou clínica, é imprescindível um sistema de gestão bom e seguro. Ele possibilita que as informações se mantenham íntegras e confidenciais, garantindo a agilidade e segurança dos diagnósticos. Isso resulta em uma melhor percepção de satisfação dos pacientes e funcionários.

O prontuário eletrônico, por exemplo, armazena as informações do paciente com mais praticidade e segurança do que no formato em papel, além de reduzir a chance de erros em função do preenchimento incorreto ou ilegível. Ele é um documento confidencial e, por isso, deve ser visto apenas pelo médico e pelo paciente.

Ainda dentro do sistema de gestão, a Assinatura Digital tem sido uma das responsáveis por manter seguras e íntegras as informações deste paciente. Agilidade, confiabilidade na checagem, administração de medicamentos e anotações clínicas são outros benefícios da utilização dos certificados digitais.

Percebeu o quanto é importante investir em um sistema de gestão hospitalar? Então, entre em contato para que a Wareline possa te mostrar como essa solução trará ganhos ao seu hospital!

2018-04-19T09:45:37-03:00