Pesquisa Nacional de Saúde terá 1º volume lançado

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, será lançado o primeiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fiocruz. A pesquisa, que tem ao todo quatro etapas, tem o objetivo de traçar um panorama sobre a situação de saúde e os estilos de vida da população, abordando temas como a atenção à sua saúde em relação ao acesso e uso dos serviços, às ações preventivas, à continuidade dos cuidados e ao financiamento da assistência. A PNS fará parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD) do IBGE e sua periodicidade deverá ser de cinco anos.

Para o levantamento foram realizadas não apenas entrevistas, mas também exames de sangue, aferição de pressão arterial e medição de peso, altura e circunferência de cintura. Todo esse trabalho foi realizado pela equipe do IBGE em parceria com a Fiocruz.

O questionário respondido pelos participantes foi dividido em três partes. As duas primeiras tratam de temas relacionados à situação socioeconômica e de saúde de todos os moradores e são respondidas por um único morador do domicílio. Já a terceira parte é respondida por outro morador e abrange assuntos como morbidade e estilo de vida de todos. O responsável por responder a este questionário também passa por uma série de testes como aferições de peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial e exames laboratoriais para caracterizar o perfil lipídico, o nível de glicemia no sangue, entre outros.

A PNS serve não apenas para conhecer o perfil de saúde e os riscos aos quais a população está exposta, mas também é um termômetro sobre o funcionamento do Sistema único de Saúde, pois ela consegue mapear a sua acessibilidade aos cidadãos, o grau de satisfação do usuário com os serviços de saúde, entre outros pontos. 

2014-12-09T00:00:00-02:00