Pesquisa mostra a importância da integração da área clínica para melhoria do sistema de saúde

Foi publicado na edição de julho da revista Fornecedores Hospitalares um levantamento realizado pela consultoria de tecnologia Frost & Sullivan que mostra a importância da integração da área clínica para melhoria do sistema de saúde. Segundo a pesquisa, 17% dos hospitais do país, das áreas pública e privada, adotaram em 2010 algum tipo de Sistema de Informações Hospitalares (HIS).
A adesão ao HIS vem crescendo a cada ano. Em 2009, a receita advinda desse tipo de sistema foi de U$$ 74,6 milhões e espera-se um crescimento de 15,3% ao ano até 2014, atingindo US$ 150 milhões. Esse sistema é tão importante para área clínica por gerenciar e integrar as informações hospitalares, facilitando o acesso a dados e garantindo segurança.
A existência de empresas no mercado que atendam à necessidade de fornecer esse tipo de sistema ainda é pequena. A Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de gestão para a área da saúde, criou uma solução que abrange todos os processos hospitalares em um único Núcleo de Informações Gerenciais.
Para facilitar a integração dos dados de seus clientes e atender às necessidades dos profissionais da saúde, a empresa também criou o Hospital Online, um conjunto de ferramentas versáteis reunidas em um único site, como Business Inteligence, Exames Express, Prescrições Web, Cotações Online, Prontuário Eletrônico, Agendamento Online, Atendimento Online e Solicitações de Atendimento, proporcionando maior rapidez, segurança e mobilidade.
Com o crescimento dessa importante tendência, é essencial que a área da saúde se volte à necessidade de integrar suas informações com sistemas de gestão confiáveis, além de informatizar sua rede hospitalar. Isso pode, inclusive, beneficiar o atendimento ao SUS, que hoje atende a mais de 80% da população brasileira.
2011-08-11T00:00:00+00:00