PEP e a Equipe de Enfermagem

A implantação do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) da empresa Wareline do Brasil no Hospital Samaritano Campinas tem sido um verdadeiro divisor de águas não apenas para a instituição, mas em especial à equipe de enfermagem.
Dentre os principais ganhos para a equipe, destaco a agilidade no processo de trabalho; pois além do cuidado com o paciente, faz parte de nosso processo de trabalho o preenchimento de vários relatórios e apontamentos – por exemplo, o SAE, a Evolução de Enfermagem – entre outros. Com o PEP, foi possível padronizar estes impressos independente do setor/serviço, sem contar que a digitação realizada pelo colaborador é bem mais rápida e precisa do que o preenchimento manual dos inúmeros formulários e relatórios da prescrição manual.
Outro ganho considerável adquirido com a implantação do PEP é o entendimento da prescrição médica no sistema, uma vez que, anteriormente, o colaborador perdia muito tempo tentando entender o que o médico havia prescrito pelo fato da mesma ser feita de forma manuscrita, tendo sua leitura dificultada pela grafia de alguns profissionais. Neste quesito, destaco ainda o fato do PEP auxiliar o médico a inserir os horários das medicações – de forma intuitiva, processo este realizado anteriormente pela Enfermeira responsável pelo setor/serviço.
Por fim, não posso deixar de considerar o fato de que as informações hoje estão disponíveis em tempo integral e de forma eletrônica, o que faz com que o acesso às informações de histórico dos pacientes se torne mais ágil e preciso, facilitando a tomada de decisão pelo profissional multidisciplinar envolvido no processo de atendimento ao paciente.
O cuidado e a atenção ao paciente de forma humanizada são objetivos da equipe de enfermagem do Hospital Samaritano Campinas, e o PEP da Wareline veio, sem dúvida alguma, nos auxiliar neste processo, tornando-o mais ágil e seguro. 
Excepcionalmente nesta edição, incluímos o depoimento de Carolina Furquim Degrande do Hospital Samaritano de Campinas, no lugar da Entrevista.



2016-10-18T00:00:00-02:00