PACS é mais eficiente integrado ao PEP

gestão hospitalar é uma tarefa complicada, pois as instituições de saúde possuem diversos setores e processos que precisam ser cumpridos para garantir todas as etapas do atendimento aos pacientes, desde o acolhimento até o faturamento do serviço prestado. A tecnologia é um fator crucial para que esses processos sejam facilitados e realizados de maneira mais rápida e segura.

A tecnologia aplicada ao atendimento médico é uma grande vantagem para médicos e pacientes, pois possibilita maior organização e agilidade. O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) foi o principal responsável por essa mudança. Novas tecnologias, no entanto, surgem para aperfeiçoar essa ferramenta e integrar-se a ela, garantindo mais apoio ao atendimento e à gestão hospitalar.

Um dos instrumentos que pode trabalhar em conjunto com o PEP é o PACS-Picture Archivingand Communication System, que em português significa Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. Esse tipo de software é utilizado em equipamentos que realizam exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo. Ele tem a função de capturar, processar, armazenar e transmitir imagens de equipamentos médicos utilizando principalmente o padrão de arquivos DICOM-Digital Imagingand Communications in Medicine, ou Comunicação de Imagens Digitais em Medicina.
“Outro ponto relevante é que um PACS torna-se muito mais poderoso quando acoplado a um PEP, pois o médico pode navegar pelos dados do atendimento atual e dos atendimentos anteriores do paciente, analisando suas imagens, histórico das doenças, anamneses, evoluções e laudos, ampliando a base de auxílio ao diagnóstico aliada às imagens do PACS. Sem um PEP, esses benefícios oferecidos pela tecnologia são desperdiçados e não colaboram para a gestão clínica”, ressalta o Analista de Sistemas da Wareline, Marco Antônio Mendonça.
Wareline, especializada em soluções de gestão hospitalar, criou uma ferramenta que permite a integração do PEP com vários sistemas de PACS e diversos de seus clientes já utilizam. Os tipos de integração são vários, pois cada empresa que desenvolve o software de imagem utiliza seu próprio layout para a transmissão de informações. No entanto, como a base para a conexão do programa com o PEP já está desenvolvida, o processo de implementação é simples e rápido.

2013-05-14T00:00:00+00:00