Os desafios para manter um software atualizado

2015-08-27T00:00:00-03:00 27/08/2015|

Em uma empresa como a Wareline, focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de saúde, é importante manter um sistema sempre atualizado, e as razões para isso são muitas. A começar pela necessidade de se acompanhar as mudanças nas legislações tributárias, fiscais, trabalhistas e de órgãos como ANS e SUS – para manter as obrigações da empresa em dia, é essencial que aconteçam atualizações no sistema.

Existe todo um cuidado e esforço da nossa empresa para acompanhar essas mudanças. Nós contamos com analistas acompanhando as alterações que são periodicamente divulgadas pelo governo e temos uma preocupação a cada mudança, para entender os impactos que ela terá para o software (desde funcionalidades simples, alteração de layout, até mesmo as mais complexas, que envolvam os dados do sistema antes e depois do update). Isso sem contar nosso cuidado com os prazos, porque buscamos sempre fazer tudo com antecedência para que clientes tenham tempo hábil para se programar. Quando as regras que envolvem a mudança são bem definidas, há a possibilidade de fazer tudo com planejamento, mas nem sempre isso acontece e podem haver atrasos na entrega das versões atualizadas.

Entre os exemplos positivos de mudanças bem definidas e que foram divulgadas com bastante antecedência pelo governo estão as modificações no relacionamento entre a Receita Federal (RFB) e as empresas, que agora são baseadas no SPED. Ele rege que as empresas são obrigadas a registrar todas as suas escriturações contábeis e fiscais em um conjunto de arquivos eletrônicos chamados ECD e ECF para entrega periódica à RFB. Apesar dos layouts de dados serem grandes e exigirem considerável esforço de programação de sistemas, a documentação é precisa e detalhada minuciosamente. Por outro lado, a TISS – Troca de Informações na Saúde Suplementar – que regulamenta as regras para comunicação entre as operadoras de saúde e os prestadores de serviços-, tem layouts que permitem diferentes formas de interpretação e, com isso, muitas vezes os sistemas das operadoras acabam rejeitando arquivos dos prestadores alegando erros que os prestadores não entendem como erros.

Outra razão para as atualizações acontecerem envolve as melhorias de funcionalidades do software de gestão hospitalar, que são resultado de um acompanhamento contínuo da Wareline a respeito das necessidades de seus clientes e de como o sistema pode ser aprimorado para atendê-los. Sempre que é possível e compatível com a realidade do sistema, isso é e continuará a ser feito. Um exemplo desse tipo de acompanhamento e melhorias contínuas junto aos usuários é o módulo PEP. Esse módulo é crítico, pois é manuseado por médicos que têm tempo reduzido para gastar em  atividades burocráticas do hospital. Por isso, ele está sempre sendo aprimorado para ter um máximo de usabilidade e performance, sem perder a característica de alta integração com os outros módulos clínicos e administrativos.

A Wareline também possui uma ferramenta que auxilia os usuários na atualização do sistema. Ela compara a versão que está sendo utilizada por ele com a versão mais recente disponibilizada por nós, e com apenas 1 clique o usuário pode fazer a atualização para ter disponível todas as novidades ou ajustes realizados no módulo. Essa ferramenta possui uma integração com o SOA – Solicitação de Atendimento – e quando o usuário vai abrir um chamado para esclarecer alguma dúvida, informar que está com problema ou solicitar uma novidade no sistema, se a versão da estação que ele está utilizando estiver desatualizada para aquele módulo, o sistema emite um aviso solicitando que ele faça a atualização. Desta forma, nos antecipamos e garantimos que o cliente está usando o sistema da forma correta.

Além disso, outro ponto crucial está relacionado ao acompanhamento das tendências e inovações, que são primordiais para manter o pioneirismo das soluções que oferecemos. Entre as últimas alterações nos sistemas da Wareline para se adequar às tendências e inovações estão a ampla utilização de assinatura eletrônica nos documentos gerados pelos profissionais no sistema, como prescrições eletrônicas, evoluções médicas, evoluções de enfermagem, checagem de prescrições e resultados de exames.

Também nos Módulos da plataforma web, a Wareline tem implantado os novos padrões de tendência de interfaces web como aqueles utilizados nos maiores e mais modernos sites do mercado. Investimos na contratação de uma empresa especializada em design de interação e web design para aperfeiçoar nossas telas, simplificar e tornar mais clara possível a comunicação do sistema com os usuários.

Estamos sempre buscando manter nosso software atualizado para que seus clientes possam focar no seu negócio, ficando tranquilos de que estão seguindo as normas vigentes e contando com o que há de mais atualizado no mercado.