ONA recebe selo de padrão internacional da ISQua

Sabe-se que os softwares hospitalares auxiliam e muito para o processo de acreditação das instituições de saúde. A ONA (Organização Nacional de Acreditação) também precisa de uma certificação e conseguiu isso na semana passada. Veja abaixo:

Organização Nacional de Acreditação (ONA) anunciou na semana passada que obteve a certificação da Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde (The International Society for Quality in Health Care, ISQua), instituição mundial que certifica outras organizações acreditadoras. Com a conquista, diz a entidade brasileira, os padrões praticados pela ONA passam a ser reconhecidos internacionalmente.

O primeiro produto certificado pela ISQua é o novo Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, que será lançado oficialmente nesta segunda-feira (16) e que passa a vigorar em 1º de janeiro de 2014. A partir do próximo ano os serviços de saúde que iniciarem o processo de avaliação para fins de acreditação em qualquer dos três níveis certificados pela ONA – Nível 1 (Acreditado), Nível 2 (Acreditado Pleno) e Nível 3 (Acreditado com Excelência) – serão avaliados com base nos padrões internacionais de segurança e qualidade em saúde. A medida se estende também para os Diagnósticos Organizacionais, que utilizam o mesmo manual da acreditação.

A ISQua, com sede em Dublin, na Irlanda, é uma organização independente e sem fins lucrativos cuja missão é aprimorar a qualidade dos cuidados de saúde no mundo por meio de educação, pesquisa, colaboração e disseminação do conhecimento. Reúne instituições acadêmicas e organizações de saúde que atuam nessas áreas em mais de 100 países. Participam médicos, enfermeiros, administradores, economistas e, mais recentemente, algumas instituições não governamentais.

A aproximação da ONA com a ISQua começou em 2012, quando a organização brasileira participou da Conferência Internacional, realizada em Genebra, na Suíça. Na ocasião a ONA foi convidada para integrar o comitê de organização da conferência que será realizada em 2014, no Rio de Janeiro.

Em maio deste ano a ONA foi aceita como membro da ISQua e a acreditação que recebeu em agosto último tem validade de quatro anos. Em outubro próximo, a Organização Nacional de Acreditação participa da Conferência Internacional da ISQua em Edimburgo, Escócia, agora como integrante oficial.

Fonte: Saúde Web

2013-09-16T00:00:00-03:00