Mulheres terão mamografia grátis sem pedido médico

Os exames de mamografia poderão ser feitos gratuitamente pelo SUS (Sistema único de Saúde) pelas mulheres com idade entre 50 e 69 anos sem a necessidade de um pedido médico. A condição é que isso aconteça apenas no mês em que a paciente faz aniversário. Mais de 300 serviços de saúde do estado de São Paulo possuem mamógrafos e estarão oferecendo o exame. Assim como o software de gestão hospitalar é essencial para o gerenciamento do hospital, o mamógrafo é fator determinante para a detecção precoce do câncer de mama.

A medida começa a valer a partir da segunda quinzena de fevereiro e faz parte do programa “Mulheres de Peito”, criado pela Secretaria de Saúde do Estado. Seu intuito é aumentar os acessos aos exames na rede publica de saúde, colaborando para a detecção precoce da doença.

A realização dos exames será dividida em duas fases: neste ano, apenas as mulheres que nasceram em anos pares poderão fazer o procedimento sem o pedido do médico. Para isso é preciso ligar para o call center da Secretaria que fará o agendamento do exame em uma das unidades participantes do programa.

As mulheres que nasceram em anos impares poderão ter o benefício de fazer o exame sem o pedido do médico apenas em 2014. No entanto, aquelas que já estão há mais de dois anos sem fazer o check up devem fazer a solicitação para o exame.

A estimativa é que a mamografia seja realizada no mês de aniversário da paciente ou em até 45 dias após a solicitação.
Se o exame mostrar alterações ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada para a realização de exames complementares ou tratamento, dependendo do caso. 

2014-02-06T00:00:00-02:00