Módulo Lavanderia, Rouparia e Costura

2018-07-20T16:14:51-03:00 24/11/2015|
 
Movimentação de Entrada
As entradas de roupas no hospital são registradas por meio de “movimentação de entrada”, que prevê os tipos por compra, por doação ou por confecção própria no setor de Rouparia e Costura.
 
Movimentação de Saída
Registros semelhantes existem para a “movimentação de saída” do estoque de roupas, que prevê os tipos por baixa (tempo de uso), por extravio, por doação ou rasgo.
 
Movimentação de Coleta
O fluxo de retirada da roupa dos setores e transporte nos carros em horários programados, até chegar na lavanderia, é registrado na “movimentação de coleta”.
 
Movimentação Processamento
A “movimentação processamento” é a mais abrangente do sistema, trabalhando com os vários processos inerentes à lavagem da roupa, entre eles: pesagem, classificação, lavagem, centrifugação, calandragem, dobra, embalagem e etc.
Existe um cadastro para que o hospital defina quais são seus processos e seus nomes. A cada movimentação, são registrados os horários de início e final do processamento, os equipamentos utilizados e os funcionários executantes. O módulo também permite gravar os processamentos realizados externamente por empresas terceirizadas. Os produtos e insumos gastos nesses processamentos também podem ser lançados no sistema para alimentar os relatórios de custos da lavanderia.
O sistema possui também um cadastro de kits de roupas onde o usuário pode agrupar um conjunto de roupas que ele sempre requisita e/ou distribui regularmente todos os dias, com isso ele poupa trabalho de digitação repetitiva.
 
Movimentação de Distribuição
A “movimentação de distribuição” das roupas limpas para os usuários finais é dividida em três tipos pelo sistema: para os setores, para funcionários e médicos e para os pacientes.
Existe também a opção de requisição de roupas ao estoque da lavanderia, que são utilizadas pelos funcionários de todo o hospital, de forma descentralizada. Posteriormente, a movimentação de distribuição vai “puxar” essas requisições, poupando a digitação do cabeçalho e itens da distribuição pelo pessoal do estoque.
Setor de Rouparia e Costura 
É responsável pelo reparo das roupas avariadas que estão em utilização e também por confeccionar novas roupas.
Essas tarefas também são registradas no sistema, permitindo controlar a quantidade de peças reparadas ou confeccionadas pelas costureiras, os tempos totais e médios gastos nesses trabalhos e os produtos e insumos consumidos, como: tecidos, linhas, botões, tintas, entre outros.
Matéria publicada originalmente na revista Wareline Conecta – Edição 09- Abril/2015