Módulo Custo Paciente é aliado no controle financeiro das instituições

A gestão financeira das instituições de saúde é essencial para que sejam organizações sustentáveis, ou seja, que deem lucro e também faturem o suficiente para continuar investindo na qualidade dos serviços oferecidos. Sendo assim, reduzir os custos é um fator chave para garantir uma maior rentabilidade, resultando em uma gestão mais eficiente dos recursos materiais e humanos.

Com o objetivo de facilitar esse controle e promover a gestão integrada de toda a parte financeira das instituições de saúde, a Wareline desenvolveu o módulo Custo Paciente, que integra o seu sistema de gestão hospitalar. A ferramenta calcula, a partir de tabelas de valores definidos pelo usuário, o custo da conta do paciente, buscando automaticamente os gastos de outros sistemas que estejam interligados.

A solução também permite a inclusão de diárias e taxas no custo das contas, que obedecerão a um cadastro de cobrança com condições de acordo com a internação e atendimento do paciente. Tendo o paciente realizado os procedimentos necessários por meio do SUS (Sistema único de Saúde) ou através de convênios particulares, o sistema integra essas contas e gera as faturas de custo.

Além disso, para garantir um maior controle, o Custo Paciente emite diversos relatórios de custos, que podem ser segmentados por procedimento, setor, clínica, entre outros. Ele também faz um comparativo do custo com a receita da conta no sistema de AIH (Autorização de Internação Hospitalar) para os pacientes do SUS e no sistema de faturamento de convênios para pacientes de convênios e particulares.

2014-05-07T00:00:00-03:00