Medicina de Precisão: tratamento personalizado para pacientes

Histórico, dados clínicos, genéticos e estilo de vida proporcionam maior eficiência médica e resolução de casos complexos

Maria tem 52 anos e acaba de descobrir um câncer de mama. Junto da notícia, o médico já dá todas as orientações sobre os próximos passos. Exames e tratamentos que seguem a conduta médica padrão e objetivam minimizar os efeitos da doença e proporcionar sua cura. Até pouco tempo, a alternativa ao diagnóstico de uma paciente como a Maria era o protocolo universal de atendimento descrito acima.

 

A boa notícia é que este cenário está mudando!

Com as evoluções no campo da genética, está sendo possível oferecer um atendimento personalizado na prevenção e no tratamento de doenças.

 Medicina de Precisão

Ela propõe o tratamento da saúde do paciente de maneira individualizada, considerando todo o seu histórico e analisando cada caso em relação a dados clínicos, genéticos e estilo de vida. O resultado: sobrevida para os pacientes, resolução dos casos mais complexos e maior eficiência médica.

 

No Brasil, o Grupo Hermes Pardini, parceiro da Wareline, é pioneiro na Medicina de Precisão. Através de um teste genético é possível indicar a sugestão adequada de resistência ou suscetibilidade a determinado tipo de tratamento e medicamento.

 

Além disso, é possível mais agilidade na orientação clínica, com um resultado mais rápido e preciso. O modelo tem sido utilizado nas áreas de Oncologia, Neurociência, Cardiologia e Bem-estar. Também permite o  Aconselhamento Genético, possibilitando o prognóstico e a prevenção de doenças genéticas, e o sequenciamento do Exoma (varredura do DNA de uma pessoa).

 

Aos poucos surgem alternativas na medicina que vão possibilitando que pacientes como Maria tenham um tratamento ainda mais eficaz. Isso dá possibilidade de tratamentos diferenciadas e condutas individuais que ajudam a impedir a recorrência da sua doença. Bom para instituições de saúde que podem contar com laboratórios com visão de futuro para proporcionar um atendimento adequado às muitas Marias do nosso país.

 

Fonte: SaúdeBussines
2017-11-23T14:31:04-02:00