Levantamento coloca exames de coluna entre mais realizados de SP

Atualmente, os exames de imagem, já podem ser integrados ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Os softwares hospitalares permitem a visualização desses exames com muita rapidez e facilidade. Esse tipo de exame é muito comum e em São Paulo a maioria deles é feito na coluna, como mostra o texto abaixo:

Um levantamento feito pela Fundação IDI, provedora de exames de diagnósticos por imagem para a área pública, apontou uma média mensal de 13,5 mil exames de coluna realizados nas unidades do SUS em São Paulo (SP). Dos cerca de 162 mil exames de coluna realizados no ano passado, 84% foram por meio de raio-X, 11,5% tomografia computadorizada e 4,5% de ressonância magnética.

Para uma população de 11,3 milhões de pessoas (de acordo com o último censo do IBGE), a média para cada 1000 pessoas é de 14 com algum tipo de problema na coluna. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as dores nas costas são comuns pelo menos uma vez na vida por 80% da população mundial.

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (IDI) mantém convênio para operar a área de diagnóstico por imagem de diversos hospitais das Secretarias de Saúde dos estados de São Paulo e Goiás, município de São Paulo e prefeituras próximas à capital.

Fonte: Saúde Web

2013-09-09T00:00:00-03:00