Instituições de saúde da região investem em informatização hospitalar

Idealizados para integrar todos os processos hospitalares, os softwares de gestão agrupam as informações em uma rede única, organizando e facilitando o controle de dados. Com o objetivo de economizar tempo e tornar mais ágil a troca de informações nos departamentos e junto aos planos de saúde, hospitais de Campinas e região como Boldrini, Lar dos Velhinhos e Santa Casa de Valinhos optaram por investir em tecnologia. Somente na RMC, 11 empresas já utilizam um software de gestão hospitalar. 
O Lar dos Velhinhos de Campinas, que atende idosos carentes, investiu num ERP (Enterprise Resource Planning) e colheu bons resultados. De acordo com Lúcia Marinho, do setor de compras da instituição, o maior benefício da solução foi trazer mais organização ao Lar.“O software, implantado em novembro de 2005, otimizou e deu muito mais controle às nossas atividades. Antes nossos funcionários tinham trabalho em controlar as operações”, afirma Lúcia. Raphael Castro, gerente comercial da Wareline, empresa que produz o ERP-W utilizado pelas instituições conta que a solução é desenvolvida em conformidade com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece o padrão para a troca de informações entre operadoras de plano privado de assistência e prestadores de serviços de saúde.  Patrícia Barbosa, analista administrativa do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Boldrini, que atende crianças e adolescentes portadores de doenças sangüíneas ou de câncer, sabe da melhora que a solução pode trazer. O centro, que já conta com a tecnologia há mais de 10 anos, relata que a solução trouxe economia de tempo e dinheiro ao Boldrini. “Antes os módulos eram como ilhas, não tinham integração.
O software possibilitou agilidade e muito mais rapidez no trabalho dos usuários”, afirma. A Santa Casa de Valinhos também apostou recentemente na tecnologia e está com boas expectativas. A implantação, que teve início em junho de 2007, começou pelas recepções e está, agora, sendo distribuída nos outros setores. “Optamos por um software desenvolvido com base nas necessidades do mercado e um custo acessível. Além disso, a empresa sempre aceita sugestões dos clientes para novas soluções”, explica João dos Santos Geraldo, administrador da irmandade. 
Tecnologia
O ERP-W (Enterprise Resource Planning) da Wareline é um abrangente ERP de Gestão Hospitalar com 32 módulos integrados. O sistema atinge processos globais como serviços, pacientes, informação, financeiro, faturamento, administrativo e suprimentos. A grande vantagem da tecnologia é o fato de todas as informações referentes ao paciente circularem em uma rede única, desde a entrada até o faturamento de seus gastos dentro do hospital. 
Sobre a Wareline
Criada em 1989, a Wareline é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informatização hospitalar, que oferece integração e automatização das partes operacionais e financeiras das instituições de saúde. As soluções e serviços da Wareline garantem aos clientes qualidade nos sistemas e expertise junto aos órgãos públicos e privados com os quais têm interface Atuando no mercado nacional, a Wareline atende mais de 200 instituições, entre hospitais universitários, filantrópicos, particulares e redes municipais distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.   
2007-12-13T00:00:00-02:00