Inovações tecnológicas para Saúde em 2015

De tempos em tempos saem previsões e tendências envolvendo Tecnologia e Saúde. Algumas são bastante factíveis, outras remetem a um futuro menos próximo. Na semana passada o blog da MedMercado trouxe algumas destas inovações tecnológicas para 2015 que ainda parecem estar distantes da nossa realidade, mas que se colocadas em prática serão um grande avanço para a área de saúde.

Confira!

1) Nano robôs no sangue

Eles são cada vez mais citados como protagonistas em um futuro próximo. Há diversos tipos deles sendo construídos com finalidades variadas na área da saúde, como para destruir bactérias, carregar oxigênio, potencializar a cicatrização e até reparar células. Entre os usos esperados para essa tecnologia está o foco em tratamentos de quimioterápicos, que podem chegar a ser 1000 vezes mais potentes sem causar efeitos colaterais.

2) Cuidado hospitalar

Quartos hospitalares especiais, desenvolvidos com componentes arquitetônicos e eletrônicos que se adaptam necessidades do paciente e de seus cuidadores, proporcionando mais conforto durante as internações já são foco de empresas especializadas do setor.

3) Simulador cirúrgico

O simulador cirúrgico é semelhante ao de voo. O intuito é que, em um ambiente de teste, mas com experiências bastante próximas das reais, cirurgiões possam praticar diferentes técnicas antes de colocá-las em prática. é o momento de experimentar e treinar, para proporcionar mais segurança no momento da cirurgia real.

4) Imagens holográficas

Em todo o mundo, infecções hospitalares são um problema para muitas instituições de saúde. Uma das maneiras de controlá-la seria utilizando hologramas que substituiriam mouses e teclados de computadores, que não costumam ser limpos adequadamente. Assim, menos superfícies são tocadas pelos profissionais e as chances de infecções são diminuídas.

5) Mais qualidade nos exames de sangue

Uma nova forma de realizar exames de sangue, menos invasiva e com testes feitos com micro amostras prometem uma melhor experiência melhor para o paciente, além de custos laboratoriais com diminuições significativas.

6) Transferência de DNA mitocondrial

A transferência de DNA mitocondrial acontece quando dois pais contribuem para uma fertilização in vitro, e um terceiro com o DNA mitocondrial. O resultado deste procedimento, que teve seus primeiros testes de sucesso na década de 90, está sendo reconhecido nos dias de hoje, com a possibilidade de redução de doenças de genes relacionados, o que significa um tempo mais longo de vida e até mesmo a eliminação de doenças do coração, fígado e surdez.

7) Próteses controladas pela mente

Por meio de uma pesquisa sobre como a mente controla os membros humanos, foi desenvolvida uma tecnologia que lê a atividade cerebral e envia sinais para os componentes que controlam as funções motoras de membros com próteses. Assim, pessoas que usam próteses conseguiriam controlar e realizar movimentos dos seus membros.

O que achou: alguma faz parte da realidade da sua instituição?

2015-05-28T00:00:00-03:00