• Armazenamento de dados

Gestão hospitalar com mais segurança

2018-07-09T11:55:23-03:00 28/06/2018|

As empresas de saúde brasileiras estão cada vez mais conscientes das vantagens da computação em nuvem. Foi o que afirmou em entrevista Jeff Kratz, head da AWS (Amazon Web Services) para América Latina, Canadá e Caribe. Para o profissional, uma infraestrutura de TI em nuvem entrega escalabilidade e elasticidade, permitindo que hospitais e centros de pesquisa suportem picos de acessos, mantendo a estrutura funcionando, além de possibilitar que as empresas paguem apenas pelo que utilizam.

 

Ainda, de acordo com o executivo, a saúde se destaca entre as áreas que mais receberam investimentos em TI no mundo, o que tem permitido às instituições ampliarem de forma exponencial sua capacidade de coletar dados dos pacientes. Não se trata de mega ou gigabytes, mas zettabytes* de informações armazenados nos sistemas de gestão hospitalar.

Computação em nuvem: segurança de dados hospitalares

O acesso à cada vez mais dados traz benefícios às instituições, corpo clínico e pacientes, permitindo um acompanhamento do histórico e gestão cada vez mais eficientes, e aumentando a produtividade e assertividade dos médicos.
Por outro lado, o gerenciamento deste alto volume apresenta desafios: como administrar e assegurar o sigilo e a segurança das informações dos pacientes?

 

Trabalhar com um provedor de sistema de gestão hospitalar baseado em cloudcomputing, ou computação em nuvem, permite que dados sejam arquivados e compartilhados por meio da internet e, por este motivo, possam ser acessados de qualquer local que possua uma conexão estável. Assim, tanto os dados da instituição quanto dos pacientes estarão digitalizados e poderão ser arquivados com sigilo.

 

Ficar fora da nuvem traz riscos?

O armazenamento e gerenciamento de dados sigilosos em datacenters (CPDs) e servidores internos foi, durante muito tempo, a solução ideal para as instituições de saúde. Estes ambientes, no entanto, requerem um espaço físico específico, cuidados especiais e altos custos de manutenção.

 

Com um alto nível de segurança, a computação em nuvem garante:
• agilidade no acesso aos dados armazenados, de maneira remota;
• maior escalabilidade, com a contratação por demanda;
• economia, já que só se paga por aquilo que efetivamente é consumido.

 

Parceria confiável

Contar com um parceiro confiável em tecnologia pode significar mais eficiência no planejamento estratégico, além de redução de custos. A Wareline conta com a solução WareCloud, um serviço em parceria com a AWS (Amazon Web Services), divisão da Amazon dedicada ao modelo de cloudcomputing e responsável por armazenar os dados em seus datacenters.

 

O sistema oferece a criação e o armazenamento automático de uma cópia de segurança dos dados da instituição de saúde – como dados cadastrais e transacionais da organização hospitalar – em ambiente protegido e controlado em nuvem.

 

A parceria com a AWS traz o diferencial em gestão, segurança e armazenamento, com o respaldo da empresa mais abrangente do mundo em termos de TI, com mais de 100 serviços para computação e milhares de clientes ativos em mais de 190 países.

 

 

Confira alguns dos benefícios em armazenar os dados da instituição de saúde em nuvem:

  • Elasticidade, flexibilidade e agilidade, com estrutura on demand: apenas o uso ideal de recursos, conforme a necessidade da operação, com facilidade para aumentar ou reduzir rapidamente, além de fazer mudanças, experimentar e interagir rapidamente. E, o melhor, pagando apenas pelo que utilizar (pay-as-you-go);
  • Inovação: no modelo self-service, a AWS permite testar várias novas circunstâncias a cada minuto: se não funcionarem, você pode parar de usar os recursos ou usá-los para fazer ainda mais testes. Acrescentar e remover capacidades é simples e rápido. Isso significa capacidade de entregar recursos inovadores ao mercado de maneira rápida e sem um alto risco;
  • Acessibilidade e disponibilidade: existem vários datacenters e zonas de disponibilidade conectadas entre si que permitem a replicação de dados automática, oferecendo durabilidade de 99,999999999%. o acesso às informações e a capacidade de editar e monitorar os dados pode ser feita remotamente, de diferentes dispositivos;
  • Segurança de dados: a AWS é uma plataforma de tecnologia segura e durável com certificações e auditorias reconhecidas pelo setor. Assim, seus Datacenters e centros de serviços têm várias camadas de segurança física e operacional para garantir a integridade e a segurança dos seus dados, inclusive com a possibilidade de criptografia de dados;
  • Redução de custos: a instituição deixa de gastar com a manutenção de uma estrutura física de servidores e computadores e ganha em agilidade de processos e otimização de custos;
  • Backup: com 11 regiões e diversas zonas de disponibilidade, você pode escolher a região em que seus dados residem, minimizando latência e atendendo a requisitos.

Um caso de sucesso: distribuição de medicamentos em Fortaleza

Integrar diferentes unidades de negócio para distribuição dos medicamentos adequados, na quantidade correta e dentro do prazo às Centrais de Distribuição de Medicamentos no Terminal (CDMT). Este era o desafio da Prefeitura de Fortaleza. Tudo mudou quando, em parceria com a Wareline, informatizaram toda a rede de distribuição com sua solução web (Conecte/W).

 

A solução integrou os sistemas dos 110 postos de saúde da cidade, informatizando toda a rede de distribuição e colaborando para:
• oferecer alta disponibilidade de serviços;
• proporcionar mais segurança no tráfego de informações de ponta a ponta, em um ambiente seguro, na nuvem;
• investimento escalonado de acordo com o uso ou demandas do projeto.

 

A AWS Partner permitiu que toda a infraestrutura de servidores necessária para a implementação desse projeto estivesse nas nuvens.

Confira o caso na íntegra aqui.

 

Cada vez mais, investir em gerenciamento de dados de saúde em nuvem contribuirá para que os hospitais e organizações de assistência médica obtenham mais valor da tecnologia clínica, e se concentrem naquilo que realmente é prioridade: o atendimento ao paciente.
Quer conhecer mais todos as vantagens que sua operação pode obter ao optar por um sistema de gestão hospitalar em nuvem? Entre em contato agora!

 

* Um zettabyte corresponde ao número 1 seguido de 21 zeros. (1024 Megabytes = 1 Gigabyte; 1024 Gigabytes = 1 Terabyte; 1024 Terabytes = 1 Petabyte; 1024 Petabytes = 1 Exabyte; 1024 Exabytes = 1 Zettabyte). A computação em nuvem deverá ser a responsável por armazenar tanta informação de maneira segura