Gestão de sistemas via web garante mobilidade

2015-07-16T00:00:00-03:00 16/07/2015|

Dinamismo e agilidade são qualidades essenciais para um bom atendimento na área de saúde. E uma das maneiras de melhorá-lo, suprindo mais necessidades que possam surgir no dia a dia de instituições hospitalares, é utilizar a mobilidade, possível através de ferramentas de gestão via web.

Com elas, o médico pode continuar atualizado os dados do paciente, ainda que à distância, e manter a organização de informações, que são distribuídas ao hospital e ao colaborador, tornando viável o atendimento remoto ou em áreas mais estratégicas.

Para mostrar os resultados obtidos com um sistema de gestão integrado à tecnologia móvel, Edil Vidal de Souza, Superintendente do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), palestrou sobre o Uso de Ferramentas de Gestão via Web no VIII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, realizado de 03 a 06 de julho na Costa do Sauípe/BA, no qual também foi realizado o VI Congresso Brasileiro de Administração em Oftalmologia.

“Na abordagem sobre soluções ERP, usei como exemplo o software da Wareline, que permite a utilização via web e multi empresas. São características essenciais para a oftalmologia, por ser uma especialidade dinâmica, em que rapidez de agendamento e mobilidade para atendimento devem estar presentes e permitindo o acesso às informações para a tomada de decisões mesmo no caso de se estar em uma filial, já que é muito comum nesta área a abertura de novas unidades em locais estratégicos”, conta Souza.

O BOS utiliza, entre outras ferramentas da Wareline, O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) com integração de imagens, permitindo que exames como ressonância magnética e tomografia computadorizada sejam acessadas pelo prontuário.

Parceria BOS e Wareline

O Banco de Olhos de Sorocaba é o principal captador de córneas do país, sendo responsável por 75% doações do Estado de São Paulo. Por tratar-se de uma instituição filantrópica, atende constantemente várias questões da  legislação para garantir as suas condições de filantropia. “Para mim, as principais funcionalidades da Wareline estão relacionadas à atualização do sistema para seguir estas questões legais,”, reforça.

Em procedimentos como cirurgias de catarata, O BOS possui convênio com o SUS (Sistema único de Saúde), e, para isso, utiliza o Módulo de Faturamento da Wareline, pois disponibiliza a produção médica, repasses e entrega eletrônica das faturas ao Datasus (Departamento de Informática do SUS).

O hospital também implantou um sistema que permite aos pacientes acompanharem a posição em que estão na fila para consultas e exames através da internet ou de SMS (mensagens de celular), cuja gestão do envio é realizada pelo software da Wareline.

Toda essa tecnologia, aliada a uma boa gestão, levou o BOS a ser referência no atendimento oftalmológico, obtendo a certificação da ONA. “As certificações de qualidade garantem a implantação de um modelo de gestão, e o uso da tecnologia de informação para estruturação de processos é imprescindível para a obtenção de resultados que permitissem que fossemos certificados “, completa Edil.

Edil conta que o BOS evoluiu muito nos últimos anos, tornando-se uma OSS – Organização Social de Saúde – e que, para que isso fosse possível, teve que passar por várias estruturações, principalmente nas áreas financeiras, contábeis e de suprimentos, para poder atender nossas necessidades na administração de outras unidades que surgiram. E a Wareline foi parceira em todo esse processo.