Foco em TI é característica de AMEs administrados pela Unicamp

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) são unidades de Saúde que oferecem serviços ambulatoriais com alta e pronta resolubilidade para exames de diagnósticos e procedimentos médicos, atendendo às necessidades de pacientes encaminhados pela rede básica de Saúde.
No Estado de São Paulo, a rede de AMEs atua ampliando a rede de serviços de média complexidade voltada para o Sistema único de Saúde (SUS). Entre seus objetivos estão racionalizar e melhorar a qualidade da assistência, alcançar maior resolutividade, promover integração entre a rede de assistência básica, especializada e hospitalar da área de abrangência, implantar protocolos gerenciados de referência e contra referência ambulatorial e desenvolver atividades visando capacitação de recursos humanos.
Clientes da Wareline desde 2010, fazem parte desta rede os AMEs Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro e São João da Boa Vista, instituições que resultam de convênios firmados entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo geridos pelo Núcleo de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/UNICAMP, órgão ligado à Reitoria da Universidade e administrado por Dr. Lair Zambon, Dra. Gisela de Conti Ferreira Onuchic e Edna Aparecida Rubio Coloma.
Tecnologia e Resolução de Dificuldades
Desde a concepção dos AMEs Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro e São João da Boa Vista, que estão sob administração da UNICAMP, a tecnologia foi prioridade. Todas as unidades contam com um departamento de TI que fornece suporte a todos os sistemas utilizados pelo ambulatório, como o sistema de Gestão Hospitalar, e-mails, programas utilizados para o faturamento SUS, gerenciador de filas, gerenciador de imagens (PACS), telefonia, auditoria de dados, entre outras ferramentas de gestão.
Portanto, o uso de um ERP para gestão hospitalar sempre foi uma constante nos AMEs. E, de acordo com Gustavo Bueno Bellini, Analista de Suporte do Núcleo de Gestão e Acompanhamento dos Convênios SES/UNICAMP, a escolha pelo sistema Wareline, em 2010, aconteceu pela sua extensa história e experiência no fornecimento de softwares de qualidade para a área da saúde. “Escolhemos a empresa como parceira pela qualidade, robustez, suporte e custo-benefício que sua solução apresenta. Estamos muito satisfeitos com o sistema Wareline e acreditamos que esta ferramenta possui um papel fundamental em relação a nossa missão”, conta.
Entre os resultados alcançados em parceria com a empresa, estão otimização e melhoria de fluxos e processos, obtenção de dados de forma rápida e precisa, que possibilitam e embasam tomadas de decisões, controle da privacidade das informações, e demais melhorias que permitem um atendimento de qualidade aos seus pacientes.

Assinatura Eletrônica
Recentemente foi implantado o módulo de assinatura digital da Wareline nos AMEs Mogi Guaçu, Limeira, Rio Claro e São João da Boa Vista. Segundo Bellini, foi um grande avanço em relação à confiabilidade, integridade e disponibilidade das informações vinculadas ao prontuário do paciente inseridas e armazenadas pelo sistema.
“Com o uso desta funcionalidade, deixamos de imprimir uma cota significativa de documentos internos, o que nos proporcionou uma redução de custos. Isto foi possível, pois uma vez assinados eletronicamente, tais documentos não precisam ser armazenados fisicamente”, ressalta. A parte operacional da funcionalidade é muito simples e foi recebida sem nenhum problema pelos colaboradores da área de saúde. Atualmente são assinados todos os documentos inseridos no sistema, entre eles: fichas de Evolução/Retorno, Anamnese, Contra- Referência, APAC, LME (Laudo de Medicamento Especializado), Receitas e Receitas de Controle Especial, Prescrição e Laudos.
No quesito segurança, o Analista destaca a replicação de banco de dados feita entre os AMEs. “Precisávamos de uma integração de informações e dados entre nossas unidades que fosse realizada de maneira imediata e segura. Com o sistema da Wareline isso foi possível e qualquer alteração no sistema é replicada em menos de 30 segundos, garantindo a segurança das informações”. 
Ferramentas essenciais no dia a dia dos AMEs 
Para Bellini, todas as ferramentas que a Wareline disponibiliza são muito importantes, mas ele destaca 5 que fazem a diferença na rotina dos AMEs:
1. Prontuário Eletrônico do Paciente
O PEP é muito elogiado pelos médicos, já que possui uma interface simples e funcional, que possibilita a rápida visualização das informações referentes aos exames e consultas anteriores.
As informações são bem separadas e dispostas na tela e possui uma excelente usabilidade.
2. Cadastro de Textos/Laudos
é uma ferramenta fantástica, já que nos permite criar fichas específicas para determinadas especialidades. Por exemplo: temos fichas específicas para as especialidades de Acupuntura, Otorrinolaringologia, Dermatologia e Reumatologia. Desta forma, conseguimos atender à necessidade do médico especialista, para que apenas as informações pertencentes a sua especialidade sejam preenchidas e gravadas pelo sistema. Também podemos obter informações dos dados gravados nas fichas, o que é um grande auxílio para o acompanhamento e tomada de decisões.
3. Gerador de Relatórios
Por meio desta ferramenta extraímos informações que os relatórios fixos do sistema não possuem. Esta funcionalidade nos fornece uma independência muito grande, já que conseguimos criar relatórios que atendam à nossa necessidade sem qualquer intermédio da equipe de suporte da empresa.
4. Faturamento/BPA SUS
Tenho que destacar a precisão e a confiabilidade do processo de faturamento SUS. Com o uso destes módulos, conseguimos obter um acompanhamento e um controle total do que está sendo faturado. Seus relatórios são bem específicos e muito úteis, o que permite uma ampla auditoria.
5. Gestor On-Line
A ferramenta nos permite interagir com o suporte da Wareline de forma rápida e eficaz. Acompanhamos e avaliamos os SOAs, modo como as solicitações são chamadas, de forma muito bem organizada e funcional.
Matéria publicada originalmente na revista Wareline Conecta – Edição 09– Abril/2015
2015-11-03T00:00:00-02:00