Estão abertas inscrições para II Mostra de Experiências em Gestão SUS

A troca de experiências e conhecimentos na área de saúde é de extrema importância para a evolução e melhoria dos serviços. A utilização de práticas inovadoras de gestão e também da tecnologia, como a dos softwares hospitalares, contribuem para isso. A II EXPOGEP é um evento que visa compartilhar esses bons exemplos. Confira a notícia:

A II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II EXPOGEP) está com inscrições abertas até o dia 27 de novembro. O encontro acontecerá em Brasília, de 2 a 6 de fevereiro de 2014.
A II EXPOGEP dará visibilidade e reconhecimento às experiências exitosas em gestão estratégica e participativa implementadas no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS) ao longo dos seus 25 anos. A Segunda Mostra marcará também os 60 anos do Ministério da Saúde (MS) e os 10 anos de Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP).
A meta é fomentar a produção de conhecimentos em Gestão Estratégica e Participativa no âmbito do SUS, promovendo o intercâmbio conhecimentos por meio da exposição oral e pôsteres de experiências e estudos, além da realização de oficinas e seminários entre Municípios, Estados, Governo Federal e parceiros nacionais e internacionais.
Internacional A II EXPOGEP vai ser marcada também por eventos internacionais que irão discutir e propor encaminhamentos a alguns dos maiores desafios dos sistemas de saúde em todo o mundo. Para discutir a articulação sistêmica, haverá a Oficina de Governança e Regionalização em Sistemas de Saúde.
Já para o debate sobre a promoção da equidade do ponto de vista racial será realizado o Seminário Bi-Nacional Brasil-Estados Unidos Joint Action For Promoting Equity In Race (JAPER). Além disso, acontecerá ainda a Mostra Internacional de Ouvidorias Públicas.
Inscrições – Todos os gestores federais, estaduais e municipais, trabalhadores da saúde, pesquisadores, estudantes, conselheiros e usuários do SUS podem participar da Mostra como expositores de experiências e ouvintes. “Queremos que nosso público sistematize suas experiências e venha trocar informações. Este será, certamente, um momento de grande aprendizado e evolução para o SUS”, afirmou o secretário da SGEP, Odorico Monteiro.
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de novembro, por meio do preenchimento e envio da ficha de inscrição disponibilizada no site da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), organizadora do evento.
Experiências – Os trabalhos podem ser inscritos nos formatos oral ou de pôsteres, em cinco eixos temáticos transversais: 1) Transparência e Controle na Gestão Pública; 2) Governança e Regionalização em Saúde; 3) Escuta e Participação Social; 4) Mobilização Social: Direito à Saúde e Diversidade; 5) e-saúde e Informação.
Acolhimento dos secretários de saúdeEste ano a II EXPOGEP vai abrigar ainda o II Acolhimento de Secretários Municipais de Saúde, que acontecerá durante todo o evento. O objetivo é oferecer aos gestores momentos de esclarecimentos, pactuação e adesão a programas federais, além de apoio técnico para o fortalecimento da Gestão Estratégica e Participativa no SUS em suas regiões.
Parceiros – São parceiros da II EXPOGEP a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS/Brasil), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Fonte: Blog da Saúde

2013-10-17T00:00:00-03:00