ERP da Wareline conquista Certificação SBIS

A Wareline do Brasil, empresa especializada em Tecnologia em Saúde, conquistou pela primeira vez a Certificação SBIS/CFM em seu Sistema de Gestão Hospitalar Proware versão 1.05.2011. O selo, concedido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e Conselho Federal de Medicina, é uma das únicas medidas existentes no país que garante que o Sistema de Registro Eletrônico (S-RES) capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informação identificada em saúde de forma adequada e, principalmente, segura.

Solicitada no final de 2011, a auditoria da SBIS testou o sistema de gestão Proware de maneira integral, verificando um conjunto de requisitos de segurança, estrutura, conteúdo e funcionamento, bem como a aderência ao padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar).

O software da Wareline foi aprovado nas categorias NGS2, Ambulatorial e TISS (prestador). Na primeira categoria NGS2 foi verificada a adequação do Proware em relação aos requisitos gerais de segurança, que viabilizam a eliminação do papel nos processos de registro de saúde através da utilização de certificados digitais ICP-Brasil nos processos de assinatura e certificação. Já na categoria Ambulatorial e TISS foram avaliadas as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM) nos módulos de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e as exigências da ANS para a troca de informações e comunicação entre Operadoras de Planos de Saúde e Prestadoras de Serviço de Saúde.

“Para recebermos o selo, foram necessárias algumas adequações em nosso software. Uma das mais importantes foi com relação ao NGS2, que nos incentivou a implementar a Assinatura Digital”, ressalta Paula Usier, gerente de Marketing da empresa. Ela afirma que a empresa teve que realizar benchmark em setores onde a tecnologia já estava madura e adequá-la a realidade da saúde no Brasil. Outra mudança relevante foi o ajuste ao processo TISS. “A ANS estabeleceu os padrões de comunicação TISS, mas o mercado absorveu apenas parte desse modelo, pois os custos e a complexidade da operação eram muito altos. O objetivo da Wareline é democratizar, como Proware, uma ferramenta que torne essa comunicação ágil e segura entre Operadoras e Hospitais, independente do seu porte.”

A Certificação SBIS/CFM é uma forma de assegurar ao mercado que o sistema é capaz de garantir a privacidade, confidencialidade e integridade das informações nas instituições de saúde brasileiras. A conquista de um selo dessa relevância representa a priorização da Wareline no oferecimento de soluções cada vez mais inteligentes para o mercado. Além de proporcionar mais credibilidade aos sistemas da empresa, a certificação permite impulsionar a sua utilização em todos os setores da instituição de saúde. “Hoje, graças à certificação, podemos oferecer aos nossos clientes uma solução segura e eficiente para eliminar o uso de papel em muitos processos dentro de um Hospital, gerando economia de tempo e recursos, tudo com o respaldo do Conselho Federal de Medicina”, garante Paula Usier, gerente da Wareline.

Sobre a Wareline

Criada em 1989, a Wareline é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informação hospitalar, que oferece integração e automatização das partes operacionais e financeiras das instituições de saúde. As soluções e serviços da Wareline garantem aos clientes qualidade nos sistemas e expertise junto aos órgãos públicos e provados com os quais têm interface. Atuando no mercado nacional, a empresa atende mais de 250 instituições, entre hospitais universitários, filantrópicos, particulares e redes municipais distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Piauí, Paraíba e Espírito Santo. Saiba mais em http://www.wareline.com.br.
2012-07-18T00:00:00-03:00