• Contabilidade

ECD traz mudanças contábeis para hospitais em 2018

2018-07-13T17:36:35-03:00 10/05/2018|

Além de cumprir as obrigações específicas do setor de saúde, estar em conformidade fiscal é essencial para os hospitais. E contar com um sistema de gestão hospitalar que possibilite acompanhar as mudanças contábeis exigidas pela Receita Federal é primordial para uma administração financeira eficiente nas instituições. A Escrituração Contábil Digital (ECD) é uma delas. Com o prazo máximo de entrega se aproximando, o post de hoje apresenta algumas das principais mudanças e ensina nossos clientes a preencher o documento corretamente por meio do sistema.

 

Acompanhe!

 

O que é o ECD

A Escrituração Contábil Digital é parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e entrou em vigor em 2008 para substituir os livros contábeis em papel. Todas as empresas brasileiras optantes pelo regime de Lucro Real passaram a aderir à ECD, ou SPED Contábil.

 

A ECD reúne as informações ocorridas no ano anterior ao documento e o prazo para a entrega da versão 2018 termina no dia 31 de maio.

 

Ela compreende a transmissão dos seguintes livros em formato digital:

  • Livro Diário;
  • Livro Razão;
  • Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

 

No começo deste ano foram apresentadas algumas mudanças no documento. Entre as principais, estiveram adequações de layout e regras para retificação de Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Por meio da Instrução Normativa RFB 1.774/2017, as novas normas entraram em vigor e apresentaremos algumas delas.

 

 

Passo a passo: como preencher o formulário no Conecte/w

Para facilitar o preenchimento das informações da ECD 2018, elaboramos um roteiro para que nossos clientes incluam os dados no Conecte/W. Acesse agora!

Descubra como o nosso sistema de gestão hospitalar será a ferramenta ideal para seu hospital estar em dia com a legislação nacional!

Fale agora com um de nossos consultores!

Fonte: Blog da Sage e Receita Federal