Dia Mundial da Saúde

Com a melhora na qualidade de vida, a população idosa é a que mais cresce no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o grupo de idosos, que atualmente é representado por 605 milhões de pessoas, deve atingir a marca de 2 bilhões até 2050. No Brasil, segundo o IBGE, são cerca de 64 milhões de pessoas com mais de 60 anos e estima-se que em 2050, elas representarão 29% de sua população total.

O tema escolhido para o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, é justamente relacionado à longevidade: “A boa saúde acrescenta anos à vida”. Enquanto a expectativa de vida do brasileiro é de 73 anos hoje, o IBGE prevê que essa faixa suba para 81 anos em 2050. Fenômeno este que requer mudanças consideráveis nos investimentos do país, com um foco especial para o setor da saúde, já que o governo e o setor privado precisam estar preparados para as demandas que estão por vir.

Para atender essa nova realidade, é essencial que as instituições de saúde adequem sua estrutura de custo e ofereçam serviços de qualidade. E a tecnologia surge como sua maior aliada, já que processos bem definidos combinados às ferramentas eletrônicas, como o PEP e a Engenharia Clínica, são capazes de garantir a redução de gastos com melhor gestão do serviço hospitalar. Isso porque a Engenharia Clínica garante mais segurança aos pacientes por meio da manutenção de recursos tecnológicos e da utilização adequada de aparelhos em ambientes de saúde, oferecendo respaldo ao processo de compras e controle da qualidade. Já o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), é um modelo de prontuário médico digital que concentra e organiza as informações do paciente, com interface amigável e navegabilidade intuitiva para os profissionais de saúde. O acompanhamento das movimentações dos pacientes pelos diversos setores da instituição é feito eletronicamente, o que reduz a quantidade de papel utilizado, e ainda assim garante a segurança das informações disponibilizadas, pois só pode ser acessado mediante autorização.

Para a Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de softwares hospitalares, o tema escolhido para o Dia Mundial da Saúde mostra o quanto é latente a necessidade da utilização de sistemas informatizados integrados que possibilitem o controle eficiente de todos os estabelecimentos do setor. O papel das empresas desenvolvedoras de softwares para instituições de saúde se torna essencial para o seu funcionamento, pois são elas que ajudam no registro e na análise dos dados, agilizando o próprio atendimento ao paciente.

2012-04-05T00:00:00+00:00