Despesas hospitalares aumentam acima da inflação

Segundo uma análise setorial da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), as despesas hospitalares aumentaram, entre outubro de 2013 a setembro de 2014, acima da inflação geral, chegando a 13,3% em termos reais, enquanto a inflação, medida pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cresceu 6,6%.

O levantamento reuniu os principais indicadores do setor hospitalar, como o crescimento dos beneficiários, custos, tempo médio de permanência do paciente, concentração de despesas, frequência de internação, além de contar com dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sistema Integrado de Indicadores Hospitalares Anahp (SINHA).
O pessoal é a principal fonte de despesa dos hospitais privados, representando quase 43% do total, um aumento real de 6,2% em relação ao ano anterior a setembro de 2014. Os gastos desse índice englobam benefícios, salários e encargos sobre a folha.

Em segundo lugar entre as despesas estão os insumos hospitalares, chegando a 29,5% do total que, em termos reais, atingiu a variação de 4,1%. De um total de nove itens analisados, o que teve maior variação foi o de contratos técnicos e operacionais, chegando a  77,6%.

2015-01-22T00:00:00-02:00