Controle da Engenharia Clínica é essencial no processo de acreditação

2014-11-13T00:00:00-02:00 13/11/2014|
São diversas as exigências para se conquistar a acreditação hospitalar. A qualidade é um fator comum de todas as áreas que envolvem o hospital e, por esse motivo, precisam de controle e gestão rigorosos. A manutenção dos equipamentos e bens faz parte de todo esse processo e requer atenção das instituições de saúde. Além da gestão desses itens ser essencial para o recebimento da certificação, o controle eficaz deles garante economia e uma vida útil mais longa aos aparelhos.
Com o intuito de facilitar a gestão da manutenção dentro das instituições de saúde, a Wareline oferece de maneira independente o Sistema de Engenharia Clínica. Esse módulo permite o controle e gerenciamento de bens, de acordo com o que determina as regras da ONA (Organização Nacional de Acreditação). 

De modo geral, existe uma preocupação nas instituições de saúde com as questões técnicas que envolvem um aparelho, mas as implicações financeiras decorrente de máquina parada ou distribuição dos custos por setor, por exemplo, não recebem muita atenção da equipe. 
Por este motivo, o uso de um sistema que ajude na gestão inteligente do parque tecnológico com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços médicos realizados, a redução de custo e preservação dos bens é primordial.
De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação, alguns fatores são necessários para a certificação. Alguns deles são: gerenciamento dos contratos e avaliação do desempenho dos serviços terceirizados para atender aos requisitos de segurança; inventário dos equipamentos; manutenção preventiva e corretiva das instalações e dos equipamentos; identificação, definição, padronização e documentação dos processos; documentação dos procedimentos; entre outros.
O módulo Engenharia Clínica permite que o hospital tenha domínio sobre esses processos, proporcionando os controles de manutenção dos equipamentos; de localização dos itens de manutenção; de gastos com manutenção; do tempo de parada do equipamento; das empresas prestadoras de serviço para melhor qualidade, entre outros.
Além disso, colabora para a otimização do tempo dos funcionários, melhoria no processo de compra de equipamentos, integração com as solicitações de serviços dos usuários, gerenciamento das execuções e etc.
Esteja o seu hospital em processo de ser acreditado ou não, ele será muito beneficiado pelo módulo Engenharia Clínica da Wareline. Entre em contato com nossa equipe comercial e saiba mais detalhes!