Conheça o Portal Saúde Baseada em Evidências

2014-02-12T00:00:00-02:00 12/02/2014|
Atualmente, a tecnologia e a saúde são duas áreas quase que complementares. Os softwares de gestão hospitalar, por exemplo, auxiliam no gerenciamento dos serviços de saúde; aparelhos modernos auxiliam os médicos a realizarem procedimentos cirúrgicos com precisão. Já a internet, é uma porta para o conhecimento e compartilhamento de experiências. O Portal Saúde Baseada em Evidências é um exemplo disso. Veja mais detalhes abaixo:
Os profissionais de saúde contam com um grande aliado: o Portal Saúde Baseada em Evidências. Ferramenta de educação permanente totalmente gratuita, o portal é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Com foco principal na atenção básica, o Saúde Baseada em Evidências reúne diversas bases de dados que funcionam como uma consulta a uma segunda opinião para contribuir no trabalho dos profissionais de saúde. O cadastro é rápido. Basta acessar o site periodicos.saude.gov.br e preencher com dados pessoais e o número do registro profissional.
O Portal é uma ferramenta de referência clínica baseada em evidências que democratiza as condições de acesso dos trabalhadores em saúde, nas suas diversas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados na perspectiva de melhor atender à população. “O Portal é mais uma ferramenta, como TelessaúdeUNA-SUS e cursos de pós-graduação, colocada à disposição dos profissionais do SUS para que eles continuem se aperfeiçoando e se reciclando. Assim, o profissional, em especial da atenção primária, pode utilizar o portal Saúde Baseada em Evidências para se atualizar nas mais diversas áreas sem precisar se deslocar”, afirma o Coordenador-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, Aldiney José Doreto.
Médicos, enfermeiros e demais profissionais ligados à área da saúde costumam comprar bases de dados para auxiliar no seu trabalho. “O que o Ministério da Saúde fez foi comprar várias bases de dados na área da saúde e disponibilizar gratuitamente aos profissionais”, afirma Anna Carolina Alencar, consultora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério.

Com conteúdos disponíveis em português, inglês e espanhol nas 14 áreas de saúde, a busca no portal pode ser feira por bases individuais ou dentro de áreas específicas, como diagnósticos, tratamentos, prevenção, interações medicamentosas, fatores de risco, guias de cuidado, entre outros. Além disso, o Saúde Baseada em Evidências oferece treinamentos on-line disponibilizados pelas próprias editoras.
De acordo com o Coordenador-Geral, o Portal traz as mais recentes produções científicas em saúde de forma rápida e organizada, apresentando aos profissionais um compilado de informações já processadas. “Com o Portal, o médico, enfermeiro, fisioterapeuta não precisa ler tudo o que foi produzido na área. Essa ferramenta já apresenta os melhores resultados para a condução do caso, com o que há de mais moderno, aceito e preconizado em todo o mundo”, destaca Doreto. Para o paciente, isso significa um atendimento melhor, mais atualizado, seguro e eficaz.
O Portal – As melhores evidências científicas estão disponíveis em 13 bases de dados, sendo elas: Access Emergency Medicine, Access Medicine, Accesses Phisioterapy, Atheneu, Best Practice, BMJ Learning, BVS Atenção Primária, DynaMed (EBSCO), Micromedex 2.0, ProQuest Hospital Collection (Family Health, Health Management Information, Nursing & Allied Health Source information, Psychology Journals), Revealed Anatomy Phisiology, Rebrats.
Como o objetivo da plataforma é a utilização no ambiente de trabalho, algumas bases do Portal, como BMJ Best Practice e o DynaMed, estão disponível para acesso móvel através de smartphones e tablets. Neste formato os conteúdos podem ser acessados tanto on-line quanto off-line.

Fonte: Blog da Saúde