Como garantir a segurança do paciente?

é sempre importante poder contar com materiais elaborados por instituições renomadas, que servem como guias para as instituições de saúde. E quando se trata de documentos que possam auxiliar na segurança dos seus pacientes, essa importância cresce. é o caso de uma cartilha que está sendo produzida pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) que reúne informações em relação ao processo de cuidado, com diferentes orientações para fortalecer o compromisso dos hospitais com relação à qualidade e segurança.


A publicação tem o intuito de auxiliar pacientes, familiares e colaboradores da área, apresentando as rotinas hospitalares de maneira mais lúdica e de fácil compreensão, para que o paciente esteja atento e possa participar de maneira mais efetiva dos cuidados com a sua saúde, conhecendo melhor a rotina de atendimento dos hospitais. 


“Esta cartilha é um passo bastante significativo. Recentemente realizamos uma pesquisa sobre o tema com várias instituições do país e ficou claro como a implantação de um programa de segurança do paciente é um grande desafio, e que envolve desde a alta gestão, que deve priorizar o tema na sua entidade, os profissionais que fazem parte do corpo clínico e devem ser orientados sobre a implantação de medidas básicas para reduzir eventos adversos, além do próprio paciente, que precisa se conscientizar dos seus direitos e deveres no que diz respeito a sua segurança. Assim, esse material representa uma evolução”, afirma Raphael Castro, gerente comercial da Wareline.


O material pode ser acessado no site da Anahp e cada hospital poderá adaptá-lo às suas normas internas, para então ser distribuído para a população.

2015-12-03T00:00:00-02:00