Colaboração é o fator-chave para profissionais de TI

Melhorar os cuidados com o paciente e a satisfação através de soluções de colaboração – o que inclui comunicações móveis, alcance automatizado e tecnologias para definição de processos de trabalho – são os pontos chave da saúde para a maioria dos profissionais de tecnologia do setor. A constatação é da pesquisa pesquisa “Healthcare Technology Outlook”, da Avaya, realizada em fevereiro, durante a Conferência 2011 HIMSS.
Quando perguntados, “Quais são os resultados que você espera obter com seus investimentos em tecnologia? “a maioria (74%) citou “melhoria no atendimento e resposta aos pacientes”. E, na sequencia, foi perguntado o que eles consideravam ser o maior valor das comunicações móveis, e, a maioria escolheu: “melhorar a assistência ao paciente, melhorando o tempo de resposta (67%).”
Foco nas pessoas 
Quando se fala dos obstáculos da indústria de saúde à prestação de melhor atendimento ao paciente, constata-se que a primeira preocupação se volta às questões de gestão de pessoas. Questionados sobre os principais desafios que enfrentam, a resposta mais mencionada, com mais de 32%, refere-se ao “tempo gasto com questões não relacionadas aos cuidados do paciente”, seguido por “falta de comunicação entre as equipes”, e “falta de processos no fluxo de atendimento aos pacientes”.
“Com os resultados da pesquisa, vemos que o maior problema para profissionais de saúde é o tempo gasto longe dos pacientes, o que tem grande impacto sobre o atendimento e a eficiência”, disse, em comunicado, o líder da prática de saúde da Avaya, Bruce Wallace. De acordo com ele, para enfrentar tais desafios, os profissionais do setor estão buscando soluções de colaboração mais rápidas e produtivas. 
A pesquisa também revelou que os questionados acreditam que comunicações por vídeo na indústria de saúde podem ter o impacto mais significativo em áreas importantes como consultas médicas e telemedicina – ambos empataram em primeiro lugar em termos de impacto percebido. Segundo Wallace, a utilização de soluções de vídeo traz uma nova dimensão para o setor de saúde, onde um único médico ou um grupo de médicos pode monitorar seus pacientes em tempo real e compartilhar documentos e imagens, aumentando assim a velocidade do processo.
Pensando no futuro, os profissionais de TI da área de saúde responderam sobre os principais problemas que seus hospitais e clínicas enfrentam e que seriam importante resolver nos próximos três anos, “comunicação e integração do fluxo do trabalho no sistema de informação sobre saúde (por sua sigla em Inglês, Healthcare Information Systems – HIS) foi destacado como o item mais importante, com 95% de respostas classificadas como extremamente importante ou muito importante, seguidos de acompanhamento automatizado dos pacientes e colaboração multi-modal.
Fonte: Saúde Business Web
2011-04-13T00:00:00+00:00