Cloud computing: o futuro da TI em saúde

A tecnologia revolucionou a maneira como as empresas são geridas, tornando-se uma aliada para o ganho de controle e de produtividade sobre diversas atividades. Em constante evolução, ela muda a cada dia e os mercados se adaptam a ela com uma velocidade cada vez maior. Após o advento da mobilidade, proporcionada pela criação dos dispositivos móveis como notebooks e smartphones, o conceito de cloud computing promete a onipresença de dados, permitindo seu acesso de qualquer lugar por meio da rede de internet. Com o crescimento da informatização da área da saúde por meio de sistemas de gestão hospitalar, este setor pode se beneficiar desta nova possibilidade.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto MarketsandMarkets concluiu que o mercado de cloud computing no setor de saúde deve atingir US$ 5,4 bilhões até 2017. Ainda de acordo com o estudo, em 2011 apenas 4% das instituições de saúde armazenavam dados na nuvem. Um ano depois, este número atingiu os 20,5%. Esses dados foram divulgados em julho do ano passado.

Os números divulgados pela pesquisa mostram que a desconfiança e o medo em relação ao uso da computação em nuvem na área da saúde estão diminuindo gradativamente. A crescente demanda por este tipo de serviço também deve estar aliada à necessidade de diminuir custos com infraestrutura de TI.

WareCloud é opção para instituições de saúde

Com o intuito de proporcionar aos seus clientes mais uma opção de segurança aliada à tecnologia de ponta, a Wareline criou o WareCloud, um novo serviço que garante o armazenamento de uma cópia de segurança dos dados da instituição de saúde em um ambiente protegido e controlado na nuvem. Ali podem ser guardadas todas as informações cadastrais e transacionais da organização hospitalar e, em caso de necessidade, serem recuperadas integralmente pela equipe de TI.

Geralmente, é preciso recuperar os arquivos quando os originais foram violados ou corrompidos. Fatores externos como variação da energia elétrica ou instabilidade da conexão com a internet podem comprometer a integridade das cópias de segurança. Nesses casos, o sistema valida os arquivos e notifica os envolvidos por e-mail sobre a necessidade de realizarem alguma ação para reparar a falha, caso haja necessidade.

“Com esse serviço o cliente não precisa mais se preocupar com a integridade e a segurança dos dados armazenados no sistema de gestão hospitalar, por exemplo. Além disso, pode contar com suporte especializado de um DBA em caso de dúvidas”, ressalta a gerente de marketing da Wareline, Paula Usier.

Ela destaca que a ferramenta é escalonável, o que permite a cobrança de acordo com o uso. Ou seja, o valor pago para utilizar o serviço vai depender de quanto espaço a instituição precisa ocupar na nuvem. Além disso, o modelo não exige qualquer tipo de infraestrutura extra ou profissional especializado para a realização do serviço, o que proporciona a segurança da informação de forma muito econômica para a instituição de saúde.

A instalação é outro diferencial do WareCloud. Toda a ação, que também envolve validação, testes e treinamento do usuário, leva aproximadamente 3 horas e pode ser realizada remotamente. O processo é simples, basta instalar uma ferramenta no banco de dados capaz de gerar backups automaticamente nos horários agendados e transmiti-los para o servidor de forma criptografada.

“Inicialmente vamos comercializar pacotes de 50 GB, 100 GB e 250 GB. Se houver uma demanda do mercado, podemos estudar a possibilidade de aumentar o espaço oferecido em cada um desses pacotes”, explica a gerente de marketing.

Paula Usier acredita que armazenar os dados na nuvem é um caminho sem volta. “Toda mudança tecnológica acontece de forma gradativa quando envolve empresas e instituições, mas a principal mudança deve ser cultural. Do mesmo modo que aprendemos a conviver com o dinheiro em nuvem, podemos nos adaptar e aplicar a mesma lógica para outras áreas”, completa.

Sobre o Cloud Computing

Em tradução livre, o termo “cloud computing” quer dizer “computação em nuvem”. Trata-se de uma nova maneira de guardar arquivos de tipos diversos em servidores com grande capacidade de armazenamento. Os dados arquivados são compartilhados por meio da internet e, por este motivo, podem ser acessados de qualquer local que possua uma conexão estável. Diversos setores econômicos, sobretudo o financeiro, utilizam a ferramenta que não requer grandes investimentos para ser implantada e oferece diversos benefícios.

Conheça os benefícios do WareCloud:

– Criação de cópias de segurança automaticamente

– Envio de notificações por e-mail

– Download das cópias de segurança armazenadas a qualquer momento

– Suporte remoto especializado em restauração das cópias de segurança.

Texto publicado originalmente na revista Wareline Conecta – edição 2

2013-04-23T00:00:00-03:00