Brasil e Japão firmam parceria para a área da saúde

2014-08-05T00:00:00-03:00 05/08/2014|
Brasil e Japão serão parceiros no segmento de saúde. Na última sexta-feira, 1º de agosto, os Ministérios da Saúde de ambos os países assinaram um memorando com o objetivo de fortalecer a relação entre as nações e facilitar a troca de experiências em saúde. O acordo tem como objetivo a cooperação nas áreas de regulação farmacêutica, compartilhamento de informações e conhecimento sobre os sistemas públicos de saúde.

A parceria também visa o desenvolvimento de políticas e estratégias para promover a saúde em populações que estão em processo de envelhecimento, além de fortalecer os recursos humanos no segmento. Esse memorando faz parte de uma ampla cooperação firmada entre os dois países que engloba outras áreas além da saúde. 
Promover a prevenção de doenças e estimular um estilo de vida mais saudável são grandes objetivos desse acordo. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a parceria entre Brasil e Japão pode proporcionar muitos ganhos para as duas nações. 

Regulação

Em relação à regulamentação de equipamentos médicos e medicamentos, uma das principais ações será a aproximação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o órgão regulador japonês. No início de agosto, já foi realizado o I Seminário Brasil-Japão sobre Regulação de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos, em São Paulo, que teve como objetivo compartilhar experiências relacionadas aos serviços médicos eficientes e de alta qualidade.