Como o BI em saúde promove decisões mais inteligentes

2018-10-11T11:01:41-03:00 11/10/2018|

Quase quatro décadas após o surgimento do conceito Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócio, esta tecnologia, juntamente ao analytics, aparece no topo dos orçamentos de 73% das empresas brasileiras com faturamento anual maior do que R$ 2 bilhões. É o que revela pesquisa realizada pela IT Mídia neste ano. E não para por aí. O mercado de coleta e análise de dados movimentou mais de R$ 10 bilhões na América Latina em 2016 e estima-se que essa cifra triplique até 2022, segundo estudo da consultoria Frost & Sullivan.

 

 

BI em Saúde

Dada suas particularidades estruturais e legais, o BI em saúde tem sido um grande aliado no processo de criação de valor e otimização da gestão. Começa pelo armazenamento de diferentes informações da instituição – tanto da área administrativa-financeira, quanto da área clínica – e da criação de uma base comparativa qualitativa e quantitativa deste grande volume de dados.

A partir daí, a tecnologia consegue:

  • processar, comparar e analisar diferentes perspectivas;
  • cruzar informações, criando indicadores, análises amplas e referências qualificadas.

Este novo conhecimento é capaz de guiar a administração hospitalar para a tomada de decisões táticas e estratégicas de maneira mais precisa. Consequentemente, ele promove um salto de qualidade na gestão da entidade.

Executar um planejamento e conduzir as operações de um hospital baseando-se em sentimentos ou percepções dos gestores pode trazer riscos à operação. Contar com um software de gestão hospitalar que possua o módulo de BI integrado faz toda a diferença para aproximar pessoas, departamentos e informações. O sistema de gestão da Wareline conta com a solução Conecte/w Indicadores, que consolida, organiza e disponibiliza online indicadores gerenciais estratégicos da instituição. As informações aparecem em painéis, gráficos e dashboards dinâmicos e intuitivos, que possibilitam análises mais minuciosas e decisões mais assertivas.

 

Benefícios da inteligência de negócios para tomada de decisão

Informações confiáveis disponibilizadas por meio da tecnologia fornecem aos operadores de saúde as percepções necessárias para aumentar a visibilidade das operações de um hospital, reduzir custos, aumentar a receita e melhorar a segurança do paciente. São inúmeros os benefícios do BI em saúde, confira os principais:

  • Monitora os dados em tempo real e remotamente – solução 100% web e mobile, acessível de qualquer lugar;
  • Cria indicadores gráficos para cada processo, acompanhando sua evolução e sugerindo ações estratégicas;
  • Promove ganho em performance, otimização na gestão de prazos e mais agilidade à tomada de decisões;
  • Viabiliza a análise de riscos e rastreamento preciso de informações;
  • Antecipa a identificação de dificuldades e permite reverter uma situação negativa antes mesmo que ela apareça;
  • Acompanha a evolução do que acontece no hospital: é possível visualizar gráficos de faturamento por tipo, procedimento, grupo de serviço, convênio, além das informações de atendimento ambulatorial, internação, taxa de ocupação global, por setor e por convênio;
  • Identifica serviços lucrativos e subutilizados e evidencia novas oportunidades de receita e de redução de custos, além de meios para alcançar o máximo de eficiência operacional.

Em 2015, a Wareline lançou ao mercado uma solução nativa de BI e análise de dados totalmente integrada ao seu sistema de gestão hospitalar.  Ela facilita a realização de análises da instituição e serve como um guia para as decisões do administrador hospitalar. Ao explorar, analisar, cruzar e visualizar dados com agilidade, permite definir as ações a serem tomadas ou identificar os riscos que podem atrapalhar a gestão e criar soluções para corrigi-los rapidamente.

Conecte/w Indicadores

O Hospital e Materninade Mogi Mater, de Mogi das Cruzes (SP), reconhece os benefícios da solução de BI na Saúde da Wareline. Segundo o coordenador de TI da Instituição, Robson Souza, a tecnologia é de fundamental importância por permitir cruzar informações em tempo real, ao navegar entre resumos sintéticos e analíticos de toda a saúde da organização em poucos cliques. “A partir das informações obtidas através de um BI, todas as decisões financeiras e cuidados com o paciente tornam-se mais eficiente, além de permitir encontrar falhas e gargalos de dados mal informados”, explica.

 

 

Seu hospital precisa reduzir custos, aumentar a produtividade, ter mais agilidade na tomada de decisão e/ou melhorar a gestão e os processos? Conte com o conhecimento e a solução de inteligência em BI da Wareline para te ajudar a solucionar este desafio.A ferramenta analisa uma série de indicadores hospitalares, como taxa de ocupação, média de permanência e rotatividade de leitos; indicadores financeiros e indicadores ambulatoriais. A partir dessas informações, são criados dashboards para indicadores de centro cirúrgico, classificação de risco, epidemiologia, financeiro entre outros.

[1] Instituto Norte-americano de pesquisa e análise do setor de Tecnologia da Informação