Bairral foi pioneiro no uso da PEP de longa permanência

O Instituto Bairral é uma instituição de tratamento psiquiátrico referência em todo o país. Localizado em Itapira, interior de São Paulo, foi fundado em 1937. Cliente da Wareline desde 2004, a unidade possui 21 módulos implantados.

Por ser uma instituição psiquiátrica, algumas patologias exigem a permanência dos pacientes por um período relativamente longo. Por este motivo, o hospital foi pioneiro no uso da prescrição eletrônica de longa permanência e auxiliou a Wareline a desenvolver o módulo de sistema de gestão hospitalar. Durante a fase de testes, consultores da empresa visitaram a instituição periodicamente para entender como a ferramenta deveria se encaixar na rotina médica.

A Prescrição Eletrônica é um dos módulos do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). é por meio dele que os tratamentos são iniciados, liberando as informações sobre as atividades/procedimentos que devem ser realizados para outros módulos de sistema de gestão hospitalar. A ferramenta permite a prescrição de medicamentos, exames, dietas, nutrição e outras solicitações para a farmácia e demais setores, que liberam o pedido para o paciente.

Além disso, a solução também tem outras funções como prescrição de longa permanência, requisições eletrônicas de consumo interno, subestoques e a criação de fichas de anamnese e evoluções. “Este módulo é útil para evitar erros de administração e dispensação dos medicamentos. Por ser eletrônico, facilita o entendimento das informações, evitando erros em razão de rasuras ou caligrafias ilegíveis”, explica o diretor de operações da Wareline, Fábio Usier.

Antes de adotar a tecnologia, a farmácia do Bairral utilizava a segunda via carbonada para as prescrições eletrônicas médicas. De acordo com a farmacêutica Josi Aparecida de Araújo, após a implantação do módulo de sistema de gestão hospitalar houve um aumento na agilidade dos processos. “Além da facilidade de compreensão das informações, contamos com a baixa automática das prescrições no módulo de estoque. Isso representa uma grande facilidade para a farmácia de uma instituição que possui 820 leitos”, completa.

A farmácia tem acesso à prescrição eletrônica e ao histórico medicamentoso do paciente em tempo real, o que torna mais ágil a dispensação dos remédios.  Hoje, 100% dos médicos do hospital prescrevem eletronicamente.

2013-02-19T00:00:00-03:00