7 vantagens dos sistemas de gestão hospitalar

2017-10-06T11:39:26-03:00 06/11/2014|

A tecnologia como aliada na gestão das instituições de saúde é essencial para a melhoria constante de seus serviços e de sua parte financeira, já que o controle dos processos pode resultar em impactos financeiros positivos. Os sistemas de gestão hospitalar têm sido cada vez mais utilizados nas diversas áreas que compõem o hospital e que necessitam trabalhar de forma integrada.

Confira sete benefícios da utilização de sistemas de gestão hospitalar:

 


Agilidade e controle dos processos

Os softwares de gestão foram desenvolvidos para agilizar e facilitar as atividades operacionais que fazem parte da rotina hospitalar de todas as instituições de saúde. Com eles, muitos processos que antes eram complicados são realizados automaticamente ou em poucos cliques. Isso permite que o capital humano possa se dedicar a realizar outras atividades com o objetivo de melhorar os serviços da instituição ou a outras atividades que não dependem do auxílio do software para serem realizadas.

 

Parametrização da ferramenta

Empresas que entendem as necessidades do segmento da saúde, como a Wareline, sabem que a dinâmica de trabalho pode variar de instituição para instituição, embora as regras que regem legalmente as atividades de todas elas sejam as mesmas. Por isso, a utilização de parâmetros do sistema para que ele se encaixe perfeitamente aos processos desenhados pelo hospital são possíveis de serem feitos. Deste modo, a instituição garante uma aderência mais rápida à utilização da ferramenta por seus colaboradores.

 

Facilidade de uso

Atualmente os sistemas são desenhados com uma interface amigável e de fácil uso, facilitando sua utilização pelo usuário. O foco não se dá apenas no layout das páginas, mas também em sua funcionalidade, para que todo o processo aconteça da forma mais intuitiva possível.

 

Confiabilidade dos dados

Com o uso dos softwares de gestão hospitalar, diversos processos que antes se davam por meio de registro em papel ou planilhas isoladas passam a ser realizados de forma estruturada. Isso faz com que haja mais confiabilidade nas informações e uma redução de erros em razão de escritas incompreensíveis ou perda de documentos, por exemplo.

 

Segurança dos dados

A segurança das informações é outro dos benefícios do uso da tecnologia na gestão hospitalar. A utilização de banco de dados, rotinas de backup automáticas, permissões dos usuários e log das transações, fazem com que a informação seja preservada com segurança.

 

Compartilhamento de Informações

A possibilidade de ter uma visão mais ampla e com dados confiáveis provenientes de diversos setores do hospital permite uma maior cooperação entre os profissionais e ainda uma visão global dos processos.Essa integração oferece a oportunidade de se corrigir pontos específicos da gestão ou mesmo tomar decisões mais embasadas quanto aos investimentos em cada área, compra de suprimentos e máquinas, entre outras.

 

Economia financeira

Com base em todos os benefícios que o software hospitalar oferece, ele também tem potencial para reduzir os custos da organização em razão de uma gestão mais organizada e com base em informações confiáveis.

Saiba mais sobre o sistema de gestão hospitalar da Wareline!