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28/02/13

UTIs têm novas regras de funcionamento

Equipes agora têm um número mínimo de profissionais, que devem ser qualificados por área de atuação

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) têm novas regras de funcionamento desde o último domingo (24/02/13). O objetivo é estabelecer um padrão na gestão hospitalar, visando a qualidade de atendimento por profissionais qualificados, beneficiando não só o paciente, mas também os visitantes e até o meio ambiente.

A Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC-07) foi publicada em fevereiro de 2010, com três anos para ser implantada. A AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), representante dos profissionais que atuam nas UTIs, teve participação na elaboração das novas diretrizes.



Novas Regras

Para responder pela UTI Adulto, o responsável técnico (chefe ou coordenador médico) deve ter título de especialista em Medicina Intensiva; para responder pela UTI Pediátrica, deve ter habilitação em medicina Intensiva Pediátrica; e para responder pela UTI Neonatal, deve ter título de especialista em Pediatria com área de atuação em Neonatologia. Os chefes de enfermagem e fisioterapia também devem ser especialistas em terapia intensiva ou na área de atuação.

A equipe da UTI vai participar de um programa de educação continuada que deve abordar as normas e rotinas técnicas desenvolvidas; gerenciamento dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas e a segurança de pacientes e profissionais; prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência e incorporação de novas tecnologias.

A quantidade de equipamentos por leitos e materiais essenciais para o atendimento também são determinados pela resolução. O acompanhamento dos indicadores dos pacientes, como a evolução do estado clínico, variações e cuidados prestados devem ser registrados pela equipe médica, de enfermagem e de fisioterapia no prontuário em cada turno.

A equipe profissional que compõe a UTI, além de ser legalmente habilitada, deve conter um mínimo de profissionais:

- Um Médico diarista/rotineiro para cada dez leitos no turno matinal e vespertino, com as especialidades já mencionadas;

- Um Médico plantonista para cada dez leitos em cada turno;

- Um Enfermeiro assistencial para cada dez leitos em cada turno;

- Um Fisioterapeuta para cada dez leitos, nos turnos matutino, vespertino e noturno, concluindo 18 horas diárias de atuação;

- Um Técnico de Enfermagem para cada dois leitos em cada turno, além de um por UTI para serviços de apoio assistencial em cada turno;

- Um Auxiliar Administrativo exclusivo por unidade.

Wareline acredita que as novas diretrizes vão contribuir para um atendimento de qualidade, mais humano e eficiente, uma vez que os profissionais serão constantemente qualificados.

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