• TI no Brasil

Estudos apontam crescimento da maturidade brasileira em TI

2018-09-27T11:00:13-03:00 27/09/2018|

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) promoveu dois importantes eventos no mês de agosto, que tiveram a tecnologia como tema central. Na 8ª edição da ABES Software Conference, os números do estudo “2018 – Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências” foram apresentados. Na sequência, o Seminário Brasil 2022 lançou o trabalho “O Brasil na era digital: uma contribuição do setor de software e tecnologia para a transformação digital do Brasil”.

Levantamentos mostram que, ainda que sofra com reflexos da crise político-econômica, o mercado brasileiro de tecnologia retomou a expansão desde 2017. Assim, ingressou o grupo de economias com maior grau de maturidade no mundo que privilegiam o desenvolvimento de soluções e sistemas. Manter ou evoluir essa posição, no entanto, não depende apenas da iniciativa privada. É preciso que a transformação digital faça parte do centro da agenda de discussão governamental.

 

Ampliando o debate

Aproveitando o momento político e o debate em relação ao futuro do Brasil, alguns dos mais influentes nomes do setor de TI e executivos da ABES, por meio do Think Tank Brasil 2022, se reuniram para compor o documento que traz indicações de prioridades e políticas públicas sugeridas para que o Brasil atinja sua “Independência Digital” já em 2022.

Os especialistas acreditam que a transformação digital deve fazer parte da discussão governamental e apresentam uma série de prioridades, metas e políticas públicas para o Brasil. Tais metas inclusive foram encaminhadas aos candidatos à presidência da República. As propostas são de curto, médio e longo prazo, e passam pelos temas:

  • educação e capacitação;
  • segurança jurídica e simplificação;
  • fomento à inovação;
  • atração de investimentos;
  • fortalecimento de startups;
  • fortalecimento empresarial do setor de software e serviços.

Software de Gestão Hospitalar

A saúde está entre os segmentos que serão cada vez mais impactados por esta nova realidade. Por isso, vem se formatando em função do desenvolvimento da tecnologia e do alto volume de dados gerados pelos diferentes dispositivos. Quem se preparar e contar com o suporte de um software de gestão hospitalar moderno e confiável será capaz de avançar na disseminação e interoperabilidade de dados. Também poderá reduzir custos e entregar maior eficiência ao cidadão. Certamente estará um passo à frente em relação aos demais players do mercado.

O estudo também aborda temas discutidos recentemente em nossas publicações, como o crescimento da robótica na medicina, o Big Data e a Computação Cognitiva como facilitadores para médicos e profissionais da saúde alcançarem um grau de acurácia diagnóstica impensável há alguns anos.

Números do mercado brasileiro

Dados do estudo “2018 – Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências”, produzido pela ABES, revelam que o setor de tecnologia, incluindo hardware, software, serviços e exportações de TI, movimentou USD 39,5 bilhões em 2017. Isso representa 1,9% do PIB nacional e 39,1% do mercado latino-americano de TI.

Confira outros resultados em TI no ano de 2017 no Brasil

  • Brasil ocupa a 9ª posição no ranking mundial de Softwares e Serviços
  • Investimentos em TI no país cresceram 4,5% em relação a 2016
  • 17 mil é o número de empresas dedicadas ao desenvolvimento, produção, distribuição de software e de prestação de serviços
  • Mercado interno movimentou USD 38,5 bilhões de dólares, o que equivale a 1,9% do PIB, divididos conforme o gráfico

Tendências

Ainda que haja incertezas em relação ao cenário futuro do Brasil, algumas tendências do mercado de software e serviços foram apontadas no estudo. O destaque fica para dispositivos móveis, Internet das Coisas (IoT), Big Data e inteligência cognitiva. Confira alguns deles:

  • Fabricantes de Smartphones e Tablets terão maior foco no segmento Corporativo: em 2018, o volume de vendas de tablets e smartphones para o mercado corporativo será de 3,5 milhões de unidades ou pouco mais de USD 1 bilhão, representando 6% do total
  • Maior interesse e adoção de IoT Domésticos: estima-se que 4% das residências já possuam algum tipo de dispositivo conectado
  • Aceleração de projetos de IoT: mercado superior a USD 8 bilhões em 2018
  • Crescimento da busca por propósito no entendimento sobre Big Data/Analytics: investimentos neste setor devem superar USD 3 bilhões em 2018
  • Inteligência Artificial e Cognitiva em ascensão, principalmente no que se refere a diagnóstico e tratamento; análise de fraudes e investigação; recomendação e aconselhamento; sistemas automatizados de inteligência de ameaças e prevenção.

A boa performance das empresas de tecnologia no Brasil demonstra a preocupação dos executivos em manter a eficiência em suas operações e tornar os processos mais ágeis e eficientes. Buscam, assim, manter-se competitivos em seus mercados. Entre as prioridades de investimentos, destaque para a Transformação Digital e Cloud Computing.

A sua instituição está em dia com os planejamentos em TI para o futuro? Conte com o suporte e parceria da Wareline sempre que necessário!